DÚVIDAS

Se e somente se
Num livro sobre fonética (Fonética e fonologia do Português por Thais Cristófaro Silva, p.210), eu descobri o nexo "se e somente se". Parece que esta conjunção exige o infinitivo no verbo que segue, como nestes exemplos: 1. Uma categoria será governada ou será dependente de uma outra categoria se, e somente se, um arco conectá-las. (do livro de Cristóforo Silva) 2. Enquanto você estiver cuidando da casa, entregue a chave às pessoas interessadas se, e somente se, mostrarem uma identificação (exemplo da minha professora de Português). Está certo assim com infinitivo pessoal? É possível com outras formas dos verbos também?
Logótipo, de novo
Se logótipo é palavra esdrúxula, devidamente acentuada na segunda vogal (tal como estereótipo, etc.), digam-me, por favor, porque só se ouve dizer na televisão "logotípo", como se fosse palavra grave? Não é caso para um Pelourinho? Já agora ponham também essa pérola da RTP: "vaidosismo". Os portugueses (dizia o jornalista que reportava ao tal "logotipo" humano feito/visto neste fim-de-semana, no Estádio Nacional) "têm razões de mostrar grande 'vaidosismo'!!"... E esta?
Maiúsculas e minúsculas nos títulos
Tenho visto em todos os manuais técnicos e outros livros como romances, etc., na língua Inglesa e Portuguesa que os títulos dos capítulos, sub-capítulos são escritos com letra maiúscula, quero dizer todas as palavras constituintes do título excepto os artigos e as preposições. No entanto quando fiz a escolaridade secundária aprendi que apenas a primeira letra da frase se escreve com letra maiúscula e dos nomes próprios. Gostaria de saber que regra está subjacente a este modo de escrever os títulos. Agradeço desde já a vossa resposta.
Diedro, levogiro e dextrogiro
Por favor, embora eu fale poliedro, tetraedro, etc. com o e aberto (é), li algures que diedro se pronuncia corretamente "diêdro". Ora, então qual o correto? Nos dicionários que consultei ninguém faz menção à pronúncia correta desta palavra. Aproveitando também, só ouço as pessoas falarem "levógiro" e "dextrógiro", mas li no dicionário Aurélio que o correto é a forma paroxítona, ou seja, levogiro e dextrogiro. Gostaria muito que me dirimissem esta dúvida. Atenciosamente.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa