Consultei dois dicionários de verbos portugueses e obtive duas respostas distintas para a mesma pergunta: qual é a forma correcta para a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo instruir (um processo, por exemplo): "instrói" (como em construir) ou "instrui" (como em contribuir)?
Muito obrigado e parabéns pela iniciativa.
Podemos falar: entre mim e ele ou entre mim e você?
Desconheço o que é em português o "nome de baptismo", o "nome de família", "outros nomes", "primeiro nome", "último nome", que figuram numa ficha de inscrição, por exemplo. Se o meu nome é Maria Teresa Álvares de Sousa, como devo preencher a ficha? Solicito, se faz favor, ampla informação sobre estas questões em português pois sou espanhola e o meu primeiro apelido é o do pai enquanto que o segundo é o da mãe.
Como seria se fosse portuguesa?
Gostava que me dessem uma definição de manutenção e algumas dicas sobre este assunto.
Gostaria que esclarecesse a seguinte dúvida: dever-se-á iniciar um parágrafo com espaço em branco entre a margem e a primeira palavra ou, pelo contrário, não há regra que obrigue a tal?
É correcta a forma do gerúndio na seguinte frase:
"(...) infracções visando bens culturais" ?
Não será mais correcta a construção "(...) que visam (...)"?
Muito obrigada pelo vosso esclarecimento sobre esta matéria.
"Rogai a Deus por nós" é a frase.
As dúvidas, ei-las aqui:
1) Como se faz a análise sintática?
2) Lemos em um antigo livro de gramática (década de 50) que haveria nessa frase dois objetos indiretos: "a Deus" e "por nós". Atualmente, isso ainda seria interpretado dessa mesma maneira?
3) Atualmente, é aceito que uma oração possa ter dois objetos indiretos? Caso sim, poderiam dar exemplos?
Muito Obrigada.
Quando se diz "a seu bel-prazer", a palavra "bel" é uma palavra ou uma mera contracção de belo?
Como se deve dizer o plural das seguintes palavras: Compal, Sumol e biberão?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações