Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Manuel Carvalho 5K

Sou o coordenador duma página de literatura luso-canadiana que intitulei Satúrnia em homenagem aos pioneiros luso-canadianos que chegaram a estas paragens a bordo do navio Saturnia.

A minha pergunta é esta: devo escrever Satúrnia ou Saturnia (o nome, de facto, do navio).

Obrigado.

Maria de Lourdes bancária Aracaju, Brasil 20K

Qual o certo: Doa a quem doer ou doa em quem doer? Escuto sempre a primeira opção, mas não me consta que algo dói «a», e sim dói «em».

R. Prado 6K

Estes neologismos serão aceitáveis?

José Carlos professor Quioto, Brasil 4K

1) Em "exordial" temos, foneticamente, no final da palavra um ditondo ou um hiato?

2) A palavra "questão" pode ser pronunciada como "qüestão"?

Fernando Brino engenheiro Campinas, São Paulo, Brasil 15K

Gostaria de saber o significado da palavra "becadas" no trecho "... as aves por natureza becadas, mas ..." in: Estórias de quem gosta de ensinar, Rubem Alves, Cortez Editora, S.P., 1984, pp.61-62.

Tati e Bebel estudantes de Direito São Paulo, Brasil 54K

Ele estudou muito e tinha grandes expectativas em relação à prova de português; mas, quando chegou o dia, acabou "dando com os burros na água". Parece-nos que a expressão "dar com os burros na água" é usada pelas pessoas em geral para exprimir que algo deu errado, que não saiu como se esperava. A dúvida, então, é sobre sua origem: primitivamente, o que ela significava? Ficamos imaginando burros a espalhar água para todos os lados, e nós perguntando: o que isso tem que ver com algo sair errado? Será que essa expressão não deveria ser tomada em seu sentido literal? Mas então em que sentido? Qual o contexto inicial do qual ela foi extraída, para ter esse significado que pensamos que tem?

Quem sabe se a palavra "burros" não aponta para os conhecidos animais, mas para uma outra coisa que por nós não é sabido? Será uma expressão popular? Será criação de algum escritor? Mas que coisa! Donde saiu isso? Por favor, esclareçam-nos o que puderem. Muito obrigadas.

A.G.T.M. Portugal 32K

Agradecia que me esclarecessem qual a maneira correcta de dizer: «tratam-se de documentos importantes», ou «trata-se de documentos importantes»?

Pessoalmente, soa-me melhor a segunda frase.

Jorge Spencer Portugal 13K

Deve escrever-se polissémico/monossémico ou polisémico/monosémico?

Alexandro de Souza Brasil 55K

Gostaria de saber ao certo qual a forma correta de tratamento formal para os juízes; se V. Ex.ª ou V. S.ª ou Meritíssimo Sr.

Shiro Quioto, Japão 22K

Qual é o critério da distribuição das duas palavras - café e bica - em Portugal ? É regional ou apenas de preferência pessoal?

Desde já, grato pelo esclarecimento.