Sou o coordenador duma página de literatura luso-canadiana que intitulei Satúrnia em homenagem aos pioneiros luso-canadianos que chegaram a estas paragens a bordo do navio Saturnia.
A minha pergunta é esta: devo escrever Satúrnia ou Saturnia (o nome, de facto, do navio).
Obrigado.
Qual o certo: Doa a quem doer ou doa em quem doer? Escuto sempre a primeira opção, mas não me consta que algo dói «a», e sim dói «em».
1) Em "exordial" temos, foneticamente, no final da palavra um ditondo ou um hiato?
2) A palavra "questão" pode ser pronunciada como "qüestão"?
Gostaria de saber o significado da palavra "becadas" no trecho "... as aves por natureza becadas, mas ..." in: Estórias de quem gosta de ensinar, Rubem Alves, Cortez Editora, S.P., 1984, pp.61-62.
Ele estudou muito e tinha grandes expectativas em relação à prova de português; mas, quando chegou o dia, acabou "dando com os burros na água". Parece-nos que a expressão "dar com os burros na água" é usada pelas pessoas em geral para exprimir que algo deu errado, que não saiu como se esperava. A dúvida, então, é sobre sua origem: primitivamente, o que ela significava? Ficamos imaginando burros a espalhar água para todos os lados, e nós perguntando: o que isso tem que ver com algo sair errado? Será que essa expressão não deveria ser tomada em seu sentido literal? Mas então em que sentido? Qual o contexto inicial do qual ela foi extraída, para ter esse significado que pensamos que tem?
Quem sabe se a palavra "burros" não aponta para os conhecidos animais, mas para uma outra coisa que por nós não é sabido? Será uma expressão popular? Será criação de algum escritor? Mas que coisa! Donde saiu isso? Por favor, esclareçam-nos o que puderem. Muito obrigadas.
Agradecia que me esclarecessem qual a maneira correcta de dizer: «tratam-se de documentos importantes», ou «trata-se de documentos importantes»?
Pessoalmente, soa-me melhor a segunda frase.
Deve escrever-se polissémico/monossémico ou polisémico/monosémico?
Gostaria de saber ao certo qual a forma correta de tratamento formal para os juízes; se V. Ex.ª ou V. S.ª ou Meritíssimo Sr.
Qual é o critério da distribuição das duas palavras - café e bica - em Portugal ? É regional ou apenas de preferência pessoal?
Desde já, grato pelo esclarecimento.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações