Apresento-lhes o seguinte:
A princípio, parece-me que as quatro frases acima se referem a uma mesma realidade matemática: o número de armas é igual ao número de soldados. Mas bem sei que uma mesma realidade, por mais matemática que seja, pode ser interpretada e relatada de diferentes formas. Pois é este algo mais das letras, que vai além dos simples números, que muitas vezes me dá o que pensar:
Por favor, desejava me dissessem, na medida do que lhes for possível, o que cada uma daquelas frases expressam, ou poderiam expressar, dependendo do contexto em que for possível inseri-las (se não forem muitos), de tal forma que se poderia diferenciá-las umas das outras, por mais tênue que fosse essa diferença, no que se refere ao uso dos pronomes adjetivos indefinidos em epígrafe.
Achei muito interessante a controvérsia no Ciberdúvidas entre Alfredo Farinha e Vasco Baptista Mendes acerca de tetracampeão e pentacampeão terem de corresponder ao clube que ganha quatro ou cinco campeonatos seguidos. Se não fosse pedir muito, também apreciaria uma posição clara da Sociedade da Língua Portuguesa sobre o assunto. O prof. F. V. Peixoto da Fonseca ou o prof. José Neves Henriques, ambos membros do seu Conselho Científico, não se poderiam pronunciar?
Qual é o significado original da palavra renascimento? Disseram-me que tem conteúdo religioso, mas as obras que consultei são pouco esclarecedoras.
Existem na língua portuguesa as palavras transmitância e reflectância?
Gostaria de saber qual o feminino de ruão. Pesquisei alguns dicionários, mas não consegui resposta satisfatória.
Obrigada.
Gostaria de saber como se denominam os naturais do Liechtenstein.
Desde já obrigado
Devo diferenciar entre « humanidade » ( adjectivo ) Ex. « Atendeu o requerente com muita humanidade», e «Humanidade» (substantivo) Ex. «A Humanidade, hoje, vive tempos de grande complexidade»?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações