Como se pode cativar os alunos ao estudo da língua portuguesa?
É automação ou automatização?
Vamos utilizar um exemplo:
Eu vou utilizar máquinas em um setor que até então tinha suas operações totalmente manuais.
Como posso dizer, farei uma automação ou uma automatização?
Sou estudante de 1.º grau do Colégio Pitágoras, de Belo Horizonte, e estou fazendo uma pesquisa sobre a influência da língua africana e indígena na formação de nossa linguagem.
Preciso de palavras (africanas e indígenas) que incorporaram nosso idioma, como também a sua origem. Ou seja a origem do nosso idioma. Em livros, estou tendo dificuldade de encontrar. Se puderem me ajudar de alguma maneira ficarei agradecida.
Desde já, agradeço.
Eu tenho que fazer um trabalho escrito e depois explicar para a sala inteira sobre orações subordinadas substantivas desenvolvidas, e eu não tenho nada falando sobre isso. Vocês poderiam me enviar tudo falando sobre isso, com exemplos e também exercícios com a resolução, o mais rápido possível? Sou grato pela colaboração. Um abraço.
Por favor, esclareçam-me se a seguinte conjugação existe ou não e porquê. A conjugação é: «compito». Por exemplo: «Nesta prova, eu compito directamente com o meu irmão».
Diz-se : "Isso tem que ficar aponte" ou "Isso tem que ficar apontado", relativamente a uma anotação, nota, pequeno texto ou adenda?
O significado é de apontar em termos de "fazer uma nota, uma anotação"
Em relação ao mesmo assunto, eis a situação:
Alguém pede a outro que deixe uma nota escrita, da seguinte forma:
Fulano, o memorando para a reunião tem que ficar aponte no bloco de notas."
Será assim ou
- "Fulano, o memorando para a reunião tem que ficar apontado no bloco de notas."?
Obrigado.
Tendo surgido algumas dúvidas gostaria de saber como iniciar uma carta, correctamente, já que as dúvidas surgem pela variedade de formas com que nos deparamos no nosso dia-a-dia.
A – Título não seguido de nome
1) No caso de licenciados
Exmo. Sr. Dr./Eng.º ou Exmo. Senhor Dr./Eng.º
2) No caso de doutorados
- Exmo. Sr. Doutor ou Exmo. Senhor Doutor
- Exmo. Sr. Prof. Doutor ou Exmo. Senhor Professor Doutor
B – A mesma dúvida surge quando se endereçam os sobrescritos ou se fazem listagens, com o título seguido do nome.
A questão põe-se quanto ao uso de abreviaturas ou não, ou será que há uma hipótese mista?
Sou estudante do 2.º ano do Ensino Médio e trabalho com dois livros de Gramática, «Novas Palavras», de Emília Amaral, Mauro Ferreira... e «Curso Prático de Gramática», de Ernâni Terra. No primeiro livro citado, há uma observação quanto ao emprego do numeral em artigos de leis, decretos, portarias, etc, onde usam-se ordinais até nono e cardinais de dez em diante. (Ex: Artigo X - dez). O mesmo não acontece com o livro do Ernani Terra. Qual está certo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações