Tendo surgido há dias a dúvida entre professores de Português sobre qual seria a forma correcta: "trinta por cento dos votantes" ou "trinta porcento dos votantes" e porque as fontes escritas consultadas são controversas, gostaria de saber qual delas está correcta (ou será que coexistem?).
Tenho observado que as pessoas falam: "a gente está juntos há muito tempo." Penso que o correto seria junto. O que vocês acham?
Como divide a frase complexa "Aqui estou tão bem guardado como palha n'albarda."? Não poderemos dividir a frase em "Aqui estou" (oração subordinante) e "tão bem guardado como palha n'albarda"(oração subordinada comparativa) considerando que a locução "tão ... como" introduz a oração subordinada?
Gostaria de saber quais as principais diferenças entre a sigla e o acróstico.
Tenho uma filha que está na quarta série do primeiro grau, e a professora pediu para procurar o aumentativo de rio. Existe aumentativo de rio?
Obrigada, pela atenção.
Qual deve ser a concordância da seguinte frase:
Por causa da censura, Rússia não tomou conhecimento: dela mesma ou de si mesma?
Gostaria de saber se a palavra "marfinite" existe. Temos vindo a empregá-la para descrever peças de falso marfim.
Deve dizer-se "entrevista com..." ou "entrevista a"?
Gostaria de ter todas as informações sobre a palavra espelho. Origem, significado, frases populares contendo essa palavra. Enfim, tudo o que for possível encontrar.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações