"Soube-se que os times não se enfrentariam logo."
Por que o segundo se é objeto direto?
"Deve existir um grupo de vereadores oposicionistas naquele comício".
"Há-de existir vida em Marte."
"Procura o livro na terceira estante."
Por que o sujeito nessas três frases é simples?
A dúvida é quanto à concordância verbal da frase: «Além disso, 37% desta provisão está representada pela parcela correspondente a encargos remuneratórios mensais previstos em contrato.»?
Tenho duas perguntas a fazer.
1) Que acham do fato / facto de que a Academia Brasileira de Letras escreve sempre Galícia e não Galiza para a região (nação) cuja capital é Santiago de Compostela? Está errado escrever assim esse nome? Segundo o professor Napoleão Mendes de Almeida, que aprecio muito, Galícia é uma região da Polônia / Polónia.
2) No começo da minha pergunta, utilizei «Que acham...» e não «O que acham...» É melhor utilizar a primeira forma como argumenta o professor Mendes de Almeida? Qual é a vossa opinião?
Tenho dúvidas se se escreve "Tu percebeste o que eu quis dizer..." ou "Tu percebes-te o que eu quis dizer...".
O nome Tocantins para o estado brasileiro é masculino ou feminino?
É assim o Tocantins ou simplesmente Tocantins?
Obrigado pela vossa ajuda.
No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto. Porém, em frases como "beijei-lhe as mãos", me parece que a melhor classificação seria a de adjunto adnominal - beijei as mãos dele.
O que recomenda a gramática portuguesa? Que lhes parece minha objeção à gramática brasileira?
Vi o seguinte cartaz: "Favor retornar os pesos ao lugar depois de usá-los".
Está certo? O emprego do verbo retornar está certo?
Eu acho que não, mas gostaria de ter certeza.
Peço desculpa pela minha ignorância... mas aproveito este espaço para me informar sobre o seguinte. "Se se verificar um atraso..." ou será: "Se verificar-se um atraso", ou deverei substituir por outra expressão diferente?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações