DÚVIDAS

Diedro, levogiro e dextrogiro

Por favor, embora eu fale poliedro, tetraedro, etc. com o e aberto (é), li algures que diedro se pronuncia corretamente "diêdro". Ora, então qual o correto? Nos dicionários que consultei ninguém faz menção à pronúncia correta desta palavra.

Aproveitando também, só ouço as pessoas falarem "levógiro" e "dextrógiro", mas li no dicionário Aurélio que o correto é a forma paroxítona, ou seja, levogiro e dextrogiro. Gostaria muito que me dirimissem esta dúvida.

Atenciosamente.

Resposta

Em Portugal, pronuncio ¦dié¦ no vocábulo diedro. A consulta do dicionário Aurélio não me permite concluir que seja outra a pronúncia corrente no Brasil.

Segundo Rebelo Gonçalves, o Aurélio, que cita, e outros dicionários, as palavras levogiro e dextrogiro são paroxítonas e não proparoxítonas. De facto, levogiro vem de: latim `laevu-´ (esquerdo) + grego `gýros´ (volta), e não me parece haver razão para a acentuação ¦vó¦; dextrogiro virá originalmente de: latim `dextru-´ (direito) + grego `gýros´ (volta) e igualmente não há justificação para a acentuação ¦vó¦.

Mas leia a minha resposta ao tema mestrado, com data de 1999-JUL-21.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa