Porque é que se grafa a palavra "rosae" com o ditongo "ae" pegado e despegado?
Desculpem estar a fazer uma pergunta de latim mas tem de ser. A frase "dux legatos misit causa pacis petendae" está de acordo com as regras de construção frásica de expressões de fim? Está no manual de Latim, mas acho que está incorrecta.
O uso da preposição "de" é aceitável no nome de instituições-escolas por exemplo? É Escola Secundária de João de Deus ou E. Secundária João de Deus?
Uso o plural de espanhol para me ajudar com os plurais de português. Por exemplo: alemán, alemanes (alemão, alemães), manos (mãos). As duas línguas vêm do latim. Que acham? O meu método serve?
Sei que o franceses são muito ciosos de seu idioma e procuram defendê-lo tenazmente de quaisquer influências que considerem nocivas. Já no Brasil, não se tem muito pudor em usar palavras estrangeiras - inglesas, na sua quase totalidade. Aqui, SIDA se chama "AIDS", sítio é "site", as empresas fazem "marketing" e os meios de comunicação formam a mídia (da pronúncia inglesa de "media"). Em Portugal, há alguma política ou movimento de defesa do português?
Gostava de saber alguma coisa de história da linguística.
Sem usar dicionário ou conhecer a etimologia, como decidir entre o j ou g em palavras que, imediatamente após estas consoantes, vem a vogal i ou vogal e?
Analogamente, como decidir certo entre o emprego do ch ou x?
Mesmo que haja diversas exceções, existe alguma regra prática?
Antecipadamente, obrigado pela resposta.
Sou tradutora e já não é a 1.ª vez que recorro ao Ciberdúvidas, na tentativa de efectuar um trabalho o mais correcto possível.
Desta vez a minha dúvida é a seguinte: alguém me disse que as palavras "pronúncia" e "sotaque" são empregues dependendo de se tratar de uma língua estrangeira (sotaque brasileiro, sotaque francês) ou nacional (pronúncia do norte, pronúncia do Algarve).
Gostaria de confirmar se será esta a forma correcta de empregar as palavras ou se também se pode falar, p. ex., em sotaque do norte.
Muito obrigado e mais uma vez felicidades para o vosso trabalho que é excelente e muito válido.
Olá, precisava saber qual o colectivo de gatos. Se não houver um específico, qual seria o mais adequado?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações