DÚVIDAS

Metafonia

Numa enciclopédia croata li sobre a língua portuguesa. Lá se diz que o português é caracterizado pela apofonia, dizem eles, enfraquecimento das vogais quando átonas.

Eu não sei se os gramáticos portugueses usam esse termo – apofonia.

Obrigado.

Resposta

Há nessa enciclopédia, parece-me, confusão entre apofonia (que existia, por exemplo, em grego clássico), alteração ou variação sofrida por um fonema ou grupo de fonemas em dado sistema morfológico (também chamada alternância independente), e metafonia, em que, na realidade, é rica a língua portuguesa. Este segundo fenómeno, como sabe, consiste na modificação do timbre duma vogal sob a influência duma vogal vizinha. É clássico o livro A Língua Portuguesa e a sua Metafonia, de Augusto d'Almeida Cavacas (Coimbra, 1920).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa