DÚVIDAS

República Federativa do Brasil / América do Norte

"Dizer Estados Unidos da América do Norte é igualmente aceitável, porque há (na América do Sul) outros estados com a designação de Estados Unidos (o Brasil, nomeadamente)."

O que está acima foi escrito por um dos consultores de Ciberdúvidas (cf. resposta datada de 8 do corrente).

Retificando: não há, na América do Sul, nenhum país chamado "Estados Unidos do Brasil". A propósito, não há, em toda a América do Sul, um único e escasso país que tenha a designação de Estados Unidos. Na América do Norte, sim, há dois: Estados Unidos da América (nunca "Estados Unidos da América do Norte", por favor) e Estados Unidos Mexicanos.

Obrigado.

João Carlos Wiken

Brasil

Na resposta à minha pergunta indicada no título, F. V. P. da Fonseca escreveu "porque há (na América do Sul) outros estados com a designação de Estados Unidos (o Brasil, nomeadamente)."

Sou forçado a discordar. Esta declaração está errada em todos os aspectos: o Brasil já não é chamado assim há muitos anos, desde que tomou o nome de República Federativa do Brasil; não existe qualquer outro país na América do Sul cujo nome oficial comece com Estados Unidos; mesmo que tal acontecesse, "do Norte" só precisaria de ser adicionado para eliminar uma ambiguidade; ora essa só existiria se houvesse outro país, na América do Sul ou América Central, que, na sua língua nativa e na sua constituição, também se chamasse Estados Unidos da América.

Como essa foi a única justificação apresentada por F. V. P. da Fonseca em relação à minha pergunta central, peço que outra pessoa se encarregue de verificar a veracidade das minhas afirmações e assim analise de novo a questão.

Resposta

Os países também mudam de nome, como ocorreu com o Brasil. Até as mudanças constitucionais de 1967, o país chamava-se Estados Unidos do Brasil. A partir daí, passou a chamar-se República Federativa do Brasil. Os livros anteriores a esta data mantêm o nome antigo – e mesmo alguns mais recentes, que não foram actualizados.

Em relação ao adjectivo americano, não é apenas uma designação de quem nasceu nos Estados Unidos da América, mas também de todos os habitantes do continente – ou dos três continentes, como querem alguns. Há quem prefira utilizar a forma "norte-americano" para distinguir a nacionalidade de quem nasceu nos EUA. No caso, deixam de lado quem nasceu no México e no Canadá... Pelo visto, nada é perfeito, muito menos a língua portuguesa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa