Por que as palavras somente e sozinho não são acentuadas, já que são proparoxítonas?
Está correta a frase:
É preferível que as espécies sejam as mais inertes possível?
Qual é o radical da palavra salgado?
É sal-? É salg-? Ou é salgad-? Explique.
Procurando se o correcto será "imagiologia" ou "imageologia", para descrever as diversas técnicas actuais de diagnóstico médico por imagem, encontrei uma V/ resposta de 31/12/98 que indica "imagiologia" como o mais correcto.
No entanto (e ao contrário do Dr. Amaral Marques), além de ter já encontrado em algumas (poucas) unidades hospitalares a designação "imageologia", questiono-me se deveria de facto construir-se esta nova palavra com base simples imagem+logia (imageologia) ou se a palavra que designa esta nova tecnologia deveria seguir o mesmo preceito de, por exemplo, imaginar ou imaginação, embora me pareça que a sua origem provém de imaginário (e assim, imagiologia).
Parece-me ainda que imagiologia é uma tradução do inglês imagiology.
Como se deverá criar este novo termo?
Poderão esclarecer-me?
A minha confusão prende-se com as definições de adjunto nominal, adjunto adverbial (ou modificadores) e aposto. Por exemplo: O João vive às portas do Jardim Zoológico. «… às portas do Jardim Zoologico» é um adjunto adverbial ou um complemento verbal? (mas não são os complementos verbais o objecto directo e o objecto indirecto??)
Obrigada pela atenção.
Que razões, critérios ou causas fundamentam o facto de dizermos e escrevermos quilómetro e quilolitro, mas não quilólitro; hectómetro e hectolitro, mas não hectólitro; e por aí fora. A questão não é estritamente académica porque parece haver algum desnorte relativamente a algumas designações de unidades (submúltiplos): nanometros ou nanómetros; micrometros ou micrómetros?
O que é sarau?
Me chamo Janaína, sou estudante do último ano de jornalismo da PUCC, preciso realizar um reportagem especial sobre sarau.
Gostaria de contar com a colaboração de vocês, para responder às seguintes questões:
Como surgiram os saraus?
Qual o maior objetivo destes eventos?
História dos saraus.
O que caracteriza um sarau?
O que possuem em comum as pessoas que frequentam saraus?
Diz-se "despertou-me a atenção" ou "dispertou-me a atenção" (por exemplo, em relação a um título de notícia ou a um anúncio)?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações