Escrevi para a Pitu, companhia brasileira de bebidas, perguntando porque eles escrevem a palavra Pitu com o u graficamente acentuado. Eis aqui o que me responderam:
'Com todo o respeito à nossa gramática a palavra Pitú lida em nossos rótulos, propagandas, etc., é acentuada por tratar-se de uma marca registrada e, assim sendo, é considerada nome próprio.
'Sabemos que vocábulos oxítonos, isto é, as palavras cuja sílaba tônica é a última, só são acentuadas quando terminam em -a, -e, -o, seguidos ou não de -s.
'No entanto, para salvaguardar direitos individuais, quando do registro de uma marca, a empresa pode grafar o nome de sua marca/ firma como quer que esta se afigure e seja lembrada, tendo a licença da Gramática de Língua Portuguesa para grafar a marca como quiser.'
O que acham da resposta da Pitu?
Os nomes comercais devem ou não obedecer às regras da ortografia portuguesa?
Na frase «O meu pai avistou o homem sob a chuva», quem está sob a chuva? O «meu pai» ou «o homem»?
Grato pela atenção.
O que é sujeito posposto?
Enfatizar existe??? Desde quando? Não é mais correcto dizer "dar ênfase a"? Não vejo lógica em dizer as formas do verbo enfatizar.
Molho/molho (substantivos) – plurais (orais): um tem o tónico, o outro não?
Esta dúvida surgiu-me há uns tempos quando estava a ler um artigo sobre anorexia, em que aparecia o termo "anoréxico". Consultando o dicionário da Porto Editora encontrei "anoréctico", mas no dicionário Aurélio aparece "anoréxico".
Coexistem os dois termos?
Muito obrigado.
Como escrever: "viking", "viquingue" ou "vikingue"?
Muito obrigada.
Como se chamam os acessórios da pele, como as unhas e os pêlos? Faneros cutâneos, ou faneras, fâneros, ou fâneras? Tenho visto escrito de todas estas maneiras, mas não encontro o termo no dicionário.
Qual a expressão correta para:
Desculpe-nos o incômodo?
Ou
Desculpem-nos?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações