DÚVIDAS

Ser / ser-se
Escrevi um artigo intitulado «Ser ou não ser empresário...», num boletim informativo editado pela autarquia onde trabalho. O meu irmão chamou-me a atenção para o facto de eu ter escrito «Ser empresário hoje é...» e noutro parágrafo «Ser-se empresário....». Disse-me que o verbo ser não pode ser usado com forma reflexa. Um amigo meu disse-me que sim. Provavelmente cometi, logo à partida, o erro de ter usado as duas formas. Gostaria de saber qual das duas está certa, e se ambas estão correctas, em que situações devem ser usadas.  
Alguém mais belo / alguém mais bela
"Espelho, espelho meu, há alguém no mundo mais bela do que eu?" Esta é uma transcrição dum livro infantil: "A Branca de Neve". Quem fala na frase transcrita é a rainha má que quer saber, perguntando ao espelho, se continua a ser a mais bela mulher do mundo. A minha dúvida é a seguinte: deve dizer-se (e escrever) "...mais bela do que eu?" ou "...mais belo do que eu?". É evidente que a rainha má só procura comparar-se com outras mulheres (o que me levaria a escrever bela), mas não deveria haver uma concordância entre alguém e belo (alguém é pronome indefinido sem género, pelo que se deve dar a primazia nas concordâncias com o masculino)? PS: Ou então talvez devêssemos substituir 'alguém' por 'alguma' ou 'alguma outra mulher'.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa