Tenho muita curiosidade e dúvidas sobre algumas palavras da língua portuguesa. Por exemplo, por que a palavra mamão e mamãe têm pronúncias diferentes no primeiro a de cada palavra? Assim, a palavra mamãe parece que tem esta pronúncia : /mãmãe/ e mamão, não. Por que?
Sou mestre de conferências na Universidade de Brest (França). Estou à procura de informações em relação à palavra "escanifobético", encontrada em textos de Mário de Carvalho. Qual é a origem? Quando aparece pela primeira vez?
Obrigada pela resposta.
Diz-se: desarmonia mas discordância. Minha pergunta é: há uma regra a reger o uso desses prefixos na língua portuguesa?
Frequentemente leio textos, de alunos, que escrevem " X denomina-se por Y" , ou ainda " x denomina-se como y ".
Será o verbo, sinónimo de chamar, apelidar, regido por alguma destas preposições? Ou por nenhuma delas? Ou ainda por outra que desconheço?
Agradeço a vossa ajuda.
As orações subordinadas adverbiais podem ocorrer (em uma frase) com duas ou mais classificações.
Ex.: «Meu irmão comprou muitos livros de forma que sua estante abarrotou-se.»
Eu acho que ela cabe tanto para consecutiva como para casual.
Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações