Justifique o uso das vírgulas nos trechos a seguir: "De longe, a neve, nos países em que neva, parece, em sua inocente brancura, uma capa de beatitude deitada sobre a paisagem."
"Sim, porque no fundo é disso que se trata."
Gostaria de saber se a forma popular da preposição para (pra) deve ter o acento grave, e se tiver, qual a justificativa para tê-lo.
Tenho aqui um colega português cujo nome é Nazareth. Quando foi que desapareceu o "th" da pronúncia portuguesa?
Agradeço desde já a sua resposta.
A frase Visitei o sítio de minha prima, o qual me deixou encantado. Usei o qual para evitar ambigüidade. Mas se a frase fosse assim: visitei a casa de minha prima... que me deixou encantado. Qual relativo eu usaria?
Obrigado!
Gostaria de saber se é possível utilizar a expressão "único" no plural para indicar, e.g., que apenas três sujeitos alcançaram determinado objetivo?
Obrigado.
É correcto?
...estamos em condições de poder responder...
ou
... estamos em condição de poder responder...
Muito obrigado.
Aprecio muito o 'site' e aproveito a oportunidade que me ajude a descobrir a origem das palavras "aburcira" e "Siqueira".Tenho a informar que a minha família começou a emigrar no fim do século XIX, e início de XX, para o Amazonas, vindas da região de Sernancelhe (Moimenta da Beira) – Viseu – Beira Alta.
Desde já grato.
Posso dizer: «Ela trabalha de escritório»?
Agradeço desde já.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações