DÚVIDAS

Pronomes pessoais

Tenho ideia de que a minha saudosa e excelente professora primária dizia que os pronomes pessoais, como me, te, lhe, nos, vos, lhes, não fazem cair o r, s, z, como fazem cair os pronomes o, a, os, as (excepto nas primeiras pessoas do plural da conjugação reflexa, por questões eufónicas: lavamo-nos, lavámo-nos, etc.). Agradeço que me informem se a regra é válida para o pronome vos, quando complemento indirecto, isto é, se (de acordo com a regra, que nos obriga a escrever lavais-vos quando vos é pronome reflexo) devo escrever também: enviamos-vos, ou se, mais eufonicamente, é enviamo-vos a escrita correcta.

Resposta

Como bem exprime os pronomes pessoais "me, te, lhe, nos, vos, lhes" não fazem desaparecer os "r, s, z" finais das formas verbais, como os pronomes "o, a, os, as", excepto nas primeiras pessoas do plural da conjugação reflexa (p. ex. lavamo-nos), não por razões eufónicas, mas por razões fonéticas, isto é, em virtude de o "s" final da forma verbal se assimilar à nasal inicial "n" do pronome nos.

No caso de "enviamos-vos", penso que a língua portuguesa evita esta forma apenas por razões eufónicas e, em vez de utilizar a forma átona enclítica do pronome pessoal oblíquo "vos", usa a tónica "vós".

Assim, é preferível escrever:

A vós enviamos
ou
Enviamos a vós

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa