Como escrever correctamente: cházinho ou chàzinho? Porquê?
Obrigado.
Gostaria de saber o termo que utilizaria para referir-me a algo que tem a forma de um ponto. Já me deparei com a palavra puntual, mas creio que não existe.
Obrigada.
Acho óptimo e mesmo fundamental que em Portugal nos entendamos, oralmente e por escrito, em bom português. Mas tal é, admitamos, frequentemente difícil, complicado e frustrante.
Tenho visto com muita frequência citado em Ciberdúvidas o Dicionário Aurélio, que não conhecia mas depreendi ser redigido e editado no Brasil.
Há algum tempo inquiri Ciberdúvidas sobre a grafia correcta de "croça", se assim se com ss. Foi-me respondido ser "croça", o que mais não fez do que confirmar o que eu encontrara em todos os dicionários de língua portuguesa que conseguira consultar e numa Enciclopédia Luso-Brasileira, aparecendo referida "crossa" como forma erradamente usada.
Ora hoje mesmo pude folhear um exemplar ("para o ano 2001") do tão citado Dicionário Aurélio, e tal não é o meu espanto quando vejo "crossa" como a palavra correcta, sendo "croça" uma forma "errônea" (isto é, errónea)!
Então em que ficamos?! Será que o tal de Dicionário Aurélio não é antes um dicionário de língua brasileira?... Assim, é, realmente, muito difícil e frustrante.
Muito obrigado a Ciberdúvidas pela vossa existência e pelo vosso trabalho e esforço.
Sempre pensei que rojão era uma vara com choupa com que se picavam os touros, nas touradas antigas.
Como é possível usar o mesmo nome para rijão ou seja carne de porco rijada?
Diferenças entre: "O João estava com a Teresa" e "O João estava com tosse". Categoria de "com".
Reparei que a palavra "esfregona", vulgarmente utilizada para designar o utensílio que lava o chão, não existe em português. Como alternativas só encontrei "esfregão" e "rodilha", mas não me parecem ser as mais apropriadas. Poderiam dizer-me qual é o termo correcto?
Obrigada.
Gostaria de saber se existe diferença de contexto na utilização das palavras 'convocatória' e 'convocação'?
Estou fazendo uma disciplina chamada Visão Crítica da Gramática, na qual trabalhamos com gramáticas normativas e descritivas. Nossa turma recebeu a tarefa de achar exemplos do uso de pronomes pessoais tais como:
O problema é que estamos completamente perdidos, pois alguns colegas estão trabalhando por uma ótica "subjetiva" (ex.: "Ai, como eu sou bom!" - referindo-se debochadamente a outra pessoa), e outros pelo uso enquanto forma verbal (ex.: "Foram na aula de sexta?" - no lugar de fostes - tu).
Precisamos de uma dica pra esclarecer nossas dúvidas e nortear nosso trabalho!
Sei que o uso correcto do futuro de (v.g.) dar é "eu dar-te-ei", mas já vi/ouvi a expressão "eu te darei" (numa letra de Erasmo Carlos/Roberto Carlos) e também já encontrei letras em que se usa o mesmo esquema mas com outros verbos.
Gostava de saber se estas expressões estão correctas a nível gramatical e se sim em que tipo de verbos se pode utilizar esta construção gramatical.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações