Substantivos terminados em -ãe
Gostaria de saber se existe mais alguma palavra, para além de mãe, que termine com ditongo nasal ãe. Muito obrigada.
Resultar em
Gostaria muito de saber a vossa opinião sobre a utilização da expressão "resultar em". Eu acho errado colocar a preposição "em" porque o próprio verbo "resultar" implica consequência, fim de algo, por isso prefiro utilizar "ter como resultado".
Por exemplo, em vez de "A acção dele resultou num fracasso" eu preferiria "A acção dele teve como resultado um fracasso", mas gostaria de saber se esta minha preferência tem algum fundamento plausível na Língua Portuguesa.
Agradeço desde já a vossa atenção.
Etnologia e Etnolinguística
O que é etnologia e etnolinguística, o que fazem?
«Reprise»
A palavra reprise tinha algum significado especial em 1930?
A expressão que estou procurando é "trabalho em reprise", utilizada em um documento de 1930, referente a programa de instrução elaborado para o Pelotão de Cavalaria da Polícia Militar do ES.
Avistamento
Sou Gestora de conteúdos das Páginas Amarelas na Internet. Gostaria de saber se é correcto utilizar a palavra avistamento (de avistar, ver ao longe). Agradeço a vossa atenção.
«A par e passo» / «passo a passo»
Sentido semântico das expressões: ao par e passo passo a passo a par e passo
Linguagem/gramática/ensino
Por favor, qual a relação entre concepção da linguagem, gramática e ensino?
E o que é competência comunicativa?
Se sente
Bom dia!
Eu lhes ficaria grato se me pudessem dizer se no português brasileiro podíamos começar a frase com o pronome se. Pois, já escrevia Mário de Andrade, em "Turista Aprendiz": Se sente que o dia vai sair por detrás do mato.
Obrigado.
Golfista
Se um jogador de ténis é um tenista, como se designa um jogador de golfe?
À ou há?
À ou há.
Gostaria de saber o conceito, a origem desta regra de ortografia.
