DÚVIDAS

«Ouve-se (com) cada coisa!»

É comum escutar a expressão "ouve-se com cada coisa!...", que, à partida, não parece fazer sentido. Isto porque ouve-se qualquer coisa e não "com" qualquer coisa, a menos que se use um aparelho auditivo mas aí o alvo do comentário não seria a "coisa" mas o(s) aparelho(s) auditivo(s). O que digo faz sentido?
   Renovo as minhas congratulações pelo vosso excelente trabalho e agradeço antecipadamente a atenção prestada.

Resposta

Não posso dar uma resposta definitiva, porque esta frase não vem inserida num contexto nem sabemos a situação em que o nosso prezado consulente a considera. Sendo assim, podemos considerar correctas ambas as frases.
   Suponhamos que estamos a falar como de maneira geral as pessoas empregam esta frase. Sendo assim, o correcto é: Ouve-se cada coisa!
   Mas suponhamos esta situação: estamos a falar do Josefino, criticando o que ele costuma dizer. Como todos os que se mantêm na conversa conhecem muito bem o Josefino e as afirmações tão desajeitadas que ele costuma ter, um dos que entra na conversa, sem o nomear, porque não é preciso, diz muito naturalmente: Ouve-se [o Josefino] com cada coisa!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa