Terminologia musical
Onde posso encontrar terminologia portuguesa de musicologia? A minha língua é o Inglês, e estou a fazer traduções do Português para Inglês, de resumos de musicologia.
Obrigada.
Potencializar / potenciar
Há alguns dicionários que apresentam as palavras potencializar e potenciar; outros só apresentam potenciar. Gostaria de saber se são as duas correctas ou se somente uma delas.
Muito obrigada.
Eça de Queirós
Ultimamente surgiu-me a dúvida quanto à grafia correcta do nome do escritor português – José Maria Eça de Queirós. O seu nome é Queirós ou Queiroz? Muito obrigada.
IsabelEstudantePortugal
O autor d'Os Maias assinava Queiroz com z. Porque se escreve agora de outra maneira?
Etimologia: floresta
Poderá a palavra floresta derivar de flor?
Manada de elefantes
Que nome se dá a uma manada de elefantes?
Associação e sociedade
Qual é a diferença entre associação e sociedade? Entre sócio e associado?
Bebedouro
Gostava de saber qual é o significado etimológico para a palavra bebedouro. Está correcto se dissermos que vamos beber água ao bebedouro ou o bebedouro é só para os animais? Essa é a designação que os dicionários portugueses dão.
Obrigado.
Português para estrangeiros
Gostaria de solicitar a Vossa orientação para a seguinte situação:
Qual o método mais adequado para ensinar o português a um cidadão italiano, considerando que no local onde vive não existe qualquer entidade na qual possa estudar o português (Cuneo - Piemonte - Itália) e tendo como únicos instrumentos de trabalho alguns livros, a Internet, o telefone e a minha "boa vontade"?
Existirá algum "site" no qual nos possamos apoiar para o efeito?
Agradeço desde já a Vossa atenção e permito-me aproveitar a ocasião para louvar esta Vossa iniciativa.
Cordiais saudações.
Questões polémicas
Participei de um concurso público há pouco tempo, no qual havia algumas questões que geraram dúvidas. Gostaria saber a opinião dos Srs. Professores com relação a essas questões. Desde já agradeço a atenção dispensada. 1) Há transgressão gramatical em: a) Se não queres pagar altas dívidas, acautela-te. b) Precavenha-se contra a insidiosa mentira alheia. c) Já é tempo de eles entenderem o espírito as coisas. d) Faz várias semanas que não comparecem no quartel. 2) Assinale a alternativa incorreta quanto à pontuação. a) "Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste". b) Tudo não passou de um mal entendido; façamos, pois, as pazes. c) Estou à procura de um apartamento, que seja bem localizado. d) "Ao que aprecio também, chefe, a distinção minha desta ocasião, de dar meu voto". 3) Identifique a função da linguagem predominante no texto que segue. "A linguagem consiste numa operação pela qual os homens se comunicam a respeito dos objetos da realidade interior ou exterior sem interferência direta deles . Essa operação não manifesta o real , mas o transforma." a) Emotiva b) Fática c) Referencial d) Metalinguística
Tenha aparecido / interessassem
A minha dúvida trata-se da aparência do conjuntivo em orações subordinadas depois de um verbo principal seguido pelo advérbio "apenas" (na acepção de "somente"). Não entendo porque o modo conjuntivo é admissível em alguns exemplos, como nos que seguem: 1. [Auto do frade por João Cabral de Melo Neto] Noto apenas é que o juiz, que na execução capital é mais importante que o réu, é até sua figura central, não tenha aparecido aqui.... 2. [O meu exemplo] Ele apenas lia coisas que lhe interessassem mesmo. No primeiro exemplo, eu tivesse escrito "apareceu" em vez de "tenha aparecido". No segundo exemplo, seria admissível escrever "que lhe interessaram mesmo"?
