Qual a designação correcta?
"Lipo-aspiração" ou "lipo-sucção"?
A primeira parece ser a mais utilizada em Portugal, mas...???
Gostaria de saber como podem ser classificados os substantivos cardume e guarda-roupa.
Sou de Ovar, e aqui, pelo menos no meu círculo, pronunciamos molha, o molha da expressão: "apanhei uma molha!" com um "o" aberto, como se estivesse acentuado: "mólha". O mesmo "o" de porta. Há um tempo atrás conheci um amigo de Viana do Castelo que o pronuncia da mesma forma que solha, folha, escolha, o que até parece fazer sentido. Quem é que está correcto? Ou estamos os dois? E queiram-me explicar a razão, por favor.
Qual é a grafia correcta do seguinte adjectivo: "higiossanitário" / "hígio-sanitário" / "higio-sanitário", ou outra?
Como deve ser usado este prefixo, ou é um elemento de composição?
Gostaria de saber se existe o grau superlativo absoluto sintético dos adjectivos: ciumento e grávida.
Sou tradutora francês/português, brasileira.
Atualmente, estou um pouco confusa com o assunto acima, pois encontro em francês: tensionner, pivoter... ou, mesmo substantivos, como câblage, em português tais verbos ou substantivos não existem. Seria correto utilizar tais palavras em português, tendo em vista que são utilizadíssimas na linguagem falada?
Eu gostaria de saber o seguinte: quando se escreve uma carta para o Reitor como nos dirigimos à ele - Digníssimo, Magnífico? Estou na dúvida. Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações