Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Pedro Costa 15K

Ajudo alunos canadianos/portugueses na aprendizagem da Língua Portuguesa.
   Gostaria de saber se existe alguma regra específica para a formação do grau dos substantivos (aumentativos e diminutivos).
   Como por exemplo:
   Botas – grau normal.
   Botinhas, botitas – grau diminuitivo.
   Botifarras – grau aumentativo.
   Será que poderemos dizer botões como grau aumentativo?

Laura Brasil 11K

Mal uso da lingua. Acho o português uma das mais belas linguas e esforço-me bastante para fala-la da maneira mais correta, porém desaponta-me muito o modo de falar dos brasileiros; as pessoas cometem erros horríveis, tais como "não faz isto", "tu foi...", etc. Gostaria de saber se em Portugal há erros tão terríveis e se houver, quais os mais comuns? E o que vós pensais sobre o desgaste da língua? Mal uso da lingua. Acho o português uma das mais belas linguas e esforço-me bastante para fala-la da maneira mais correta, porém desaponta-me muito o modo de falar dos brasileiros; as pessoas cometem erros horríveis, tais como "não faz isto", "tu foi...", etc. Gostaria de saber se em Portugal há erros tão terríveis e se houver, quais os mais comuns? E o que vós pensais sobre o desgaste da língua?

João Paulo Ramos 7K

Gostaria de saber a etimologia de Paulo.

Antecipadamente agradecido.

Paulo Anjos Portugal 19K

«paneleiro
s. m.
fabricante ou vendedor de panelas de barro;
oleiro;
(vulg.) homossexual.»
(De panela + -eiro)
Estas são as definições devolvidas pelo dicionário 'on-line' da língua portuguesa da Porto Editora para a palavra paneleiro.
Como leigo que sou nesta matéria, não posso, contudo, deixar de achar curioso que a definição principal da palavra seja aquela que menos é usada hoje, já que as panelas deixaram há muito de ser feitas por artesãos ou vendidas em lojas de paneleiros (será que há excepções?).
Por outro lado, não me imagino a entrar numa loja que só venda panelas e perguntar se é ali que é o paneleiro. «Paneleiro é você», seria a resposta mais certa... Se não fosse ainda pior.
A questão que quero colocar está directamente relacionada com os chamados «palavrões», constantemente usados e constantemente negados.
Apesar de poder parecer inocente, irónico ou maldoso, não queria deixar de perguntar qual é o critério linguístico que justifica a exclusão de várias palavras dos dicionários (não preciso obviamente de as citar), aparentemente porque são considerados «palavrões» e, por outro lado, refere-se o «paneleiro» inocentemente porque o seu significado primitivo seria o de vendedor de panelas? Será que não é um critério linguístico mas sim apenas um critério moral?
(Recordo que, em muitos casos, o uso do termo «paneleiro» não serve apenas para atribuir «homossexualidade»; serve também para fazer outras considerações sobre as pessoas que se pretende atingir)

Victor Duarte França 2K

O efeito aquaplanagem é o resultado duma velocidade excessiva dum pneumático sobre uma estrada ou pista molhada. Se as circunstâncias não permitem que o pneumático evacue a água entre ele e a estrada, forma-se uma película de água entre os dois, que faz o famoso efeito aquaplanagem. A consequência é a perda total de aderência e a provável "estampagem" do automoblista.

Valcir Miguel da Silva Brasil 42K

Mulher solteira - senhorita; mulher casada - senhora; homem casado - senhor. Homem solteiro?

Américo de Carvalho França 10K

Em vários documentos vindos de Portugal noto que se escreve desde há poucos anos a data de maneira inversa. Quando me perguntam quando nasci, digo : 26 de Janeiro de 1920. Quando me refiro a uma carta, digo: a minha carta de 25 de Novembro de 1998. Porquê então escrever: 1920.01.26 e 1998.11.25? Na Europa, que eu saiba, só Portugal faz assim. Nos Estados Unidos escreve-se December 25, 1999. O sistema agora adoptado em Portugal segue o modelo japonês. Gostaria de saber porquê e desde quando. Vigora alguma norma oficial a este respeito? É justificada pura fantasia?

Catarina Educadora de infância Portugal 8K

É possivel obter exemplos de palavras que demonstrem a existência de regionalismos no norte de Portugal?

António Rogério Martins Portugal 7K

Qual o significado exacto ao dizer:
   "Trata-se de uma medida passível de credibilidade"?

Ana Resende Ludish Brasil 93K
Gostaria de saber sobre esquemas de rima. Por exemplo, que significa o esquema abba? O que é uma rima em a? Ou em L? Ou em AB, ou por exemplo, aabaq etc. (qual a diferença entre maiúsculas e minúsculas)? Os livros de poesia se referem aos esquemas mas não explicam. Grata.