Na frase "Para Camões, a poesia que é válida fala aos leitores de todos os tempos.", qual é a função sintáctica desempenhada pelo segmento "Para Camões"?
De uso comum no Judiciário: cite-se-o, intimem-se-os. Certo ou errado?
Na casuística:
"O autor emendou a inicial. Cite-se-o".
"Os réus, intimados não especificaram provas. Intimem-se-os novamente".
Ora, qual a função sintática do "se"?
E "o", "os" são o quê? Objeto direto?
Se certo, certo. Mas, se errado, que alternativas se têm?
Solicito e agradeço, antecipadamente, alguma orientação.
Pretendo criar uma nova palavra para o site ABCDaEnergia.com, mas não tenho a certeza se leva acento ou não.
Ou seja, não sei se deverei escrever Reciclapolis ou Reciclapólis.
Se pudessem ajudar, agradecia.
Agradeço a vossa resposta relativa à origem e significado da expressão «caixa de Pandora».
Como escrever correctamente a designação de paulismo dada ao poema de Pessoa "Impressões do Crepúsculo" – designação construída a partir da 1.ª palavra – pauis? Paúlismo? Paulismo? Paulismo com o inexistente sinal gráfico trema?
Sou estudante na faculdade de Letras da cidade francesa de Potiers e acho este 'site' excelente. Estou a preparar um doutorado sobre o papel do pai nos contos populares portugueses. O que eu desejaria saber é a evolução da palavra pai desde as suas origens até nossos dias. As suas informações serão preciosas para a minha pesquisa.
Sou professora de Língua Portuguesa e tenho-me deparado com uma dificuldade: os números nas actas serem registados por extenso ou não. Existe regra? Excepções? Alguma norma recente?
Grata pela atenção.
Lido no Público de 15/12/2000: "Mas Guterres demonstrou ainda, na gestão deste assunto, um autismo suicidário que dá que pensar" (M.S.T.).
Suicidário está correcto? Ou será suicida?
Aprendi português nos Estados Unidos há anos e continuo fazendo um grande esforço para manter a língua ativa [em Portugal, activa]. Leio jornais e revistas e tento escutar programas de rádio através da internet. A minha pergunta é a seguinte: Acho que encontrei várias vezes o emprego da preposição até para indicar o último prazo para a realização de alguma coisa. Já procurei em vários livros gramaticais e acho que fazem alguma referência à ideia mas não fica claro nesta acepção.
Agradeceria muito se me esclarecesse esta acepção, se, de fato [facto, em Portugal], existe. Também agradeceria alguns exemplos.
Muitíssimo obrigada.
Numa ficha de avaliação da disciplina de Português – 4.º ano do ensino primário – foi solicitada a procura de um sinónimo para a palavra "festejar". A minha filha respondeu "celebrar", tendo sido considerada resposta incorrecta. Estará certo? Na mesma questão, uma sua colega respondeu "comemorar ", tendo sido considerada resposta correcta. Ora, os Cristãos comemoram a Paixão e Morte de Jesus Cristo e festejam a Páscoa, ou terá mais força: Os Cristãos festejam a Paixão e Morte de Jesus Cristo e comemoram a Páscoa? Eu posso comemorar o aniversário da morte de um ente querido sem que tal signifique festividade. Qual o sinónimo mais correcto para a solicitação enunciada na referida ficha de avaliação?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações