Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Cláudia Brasil 19K
Qual seria, de acordo com a gramática normativa, a forma correta: "apartamento de fundos" ou "apartamento de fundo"? Sei que no Rio é usada a primeira forma. Será que em São Paulo as pessoas utilizam a segunda?
   Gostaria de saber o material (gramática, dicionário) usado para referência.
   Obrigada.
Júlia Miller Austrália 21K

Queria saber porque as palavras enfasagem, ladroagem e porta-bagagem são masculinas, enquanto a maioria das palavras terminando em -agem (514 no Dicionário da Porto Editora, 8.ª edição) são femininas. (Masculinas também são peru-selvagem e abencerragem, mas suponho que isto seja por causa das derivações das palavras e sua referência masculina. Selvagem e semi-selvagem podem ser masculino ou feminino conforme se fala dum homem ou duma mulher.)

Não sei se as três palavras acima mencionadas são excepções, ou se o dicionário enganou-se. Agradeço desde já a sua resposta.

Manuel Freitas Portugal 11K

Sou assessor duma empresa e tenho encontrado em documentos de natureza jurídica a expressão "… satisfar-se-ão ..." no sentido de regular procedimentos futuros.

Penso que a expressão correcta seria "... satisfazer-se-ão ...".

Agradecia o esclarecimento possível.

José Eduardo de Oliveira Bruno Brasil 9K

Recentemente estive em Portugal e reparei que em um restaurante ou em casa de espetáculos, sempre se pede a "consumição" em vez da costumeira "consumação" como se usa no Brasil.

Todavia, isto despertou-me a fazer uma análise mais interpretativa das respectivas palavras, e cheguei a conclusão de que no Brasil fazemos uma confusão, misturando significados e desta forma causando uma deturpação vernacular. Portanto, solicito uma avaliação dos consultores a respeito desta referida questão.

Beatriz Gontijo Consultora Brasil 9K

Qual a regência correta da palavra fomento?

Fomento à? Fomento de?

Gostaria da indicação de um dicionário de regência nominal.

Eni Campos Brasil 4K
Como saber o que é identificação e sinalização?
   Por exemplo: numa tomada elétrica tem uma etiqueta "127 V", isto é uma identificação ou sinalização? Ou, num escritório, na mesa há o nome da pessoa que a utiliza. Isto é identificação ou sinalização?
   Obrigado..
José Moreira Portugal 2K

Por favor diga-me o contrário de rigor.
   Obrigado.

Mônica Rougemont Brasil 7K

Existe antônimo para "noite"?

Alguns professores de 1.º grau respondem como sendo "dia". Está correto?

Por favor, esclareçam esta dúvida.

José Silva Professor Braga, Portugal 6K
Tendo lido uma crítica ao Ciberdúvidas em relação a pormenores explicativos deste site gostaria de dizer o seguinte: "Ninguém é dono da verdade absoluta, nem mesmo no seu próprio ramo" e é perfeitamente normal haver discussões sobre determinado assunto. Por exemplo, para tirar algumas dúvidas de Português resolvi comprar o Prontuário da Língua Portuguesa. Comecei a lê-lo e reparei que algumas palavras que já fazem parte do uso quer em testes/exames etc. eram consideradas erradas, bem que a aceitarmos isso teríamos que alterar as "questões" em todos os testes (incl. em Português), noutras, cada gramático dizia a sua sentença.
   Outro pormenor é o plural de gravidez (o Ciberdúvidas diz que é "gravidezas") embora (não sei se por hábito de uso) numa resposta a um outro assunto o respondente usasse a palavra "gravidezes", já os professores de línguas da minha escola se referem sempre a gravidezes como plural de gravidez. Bem que isso não seria nada estranho, estas "batalhas" acontecem em outros ramos do saber universal.
   Gostaria também de falar da utilização das palavras "resmas" e "paletes", tem-se vulgarmente utilizado essas palavras com o significado de "muito", "grande quantidade"... Acontece que estas palavras já possuem este significado há muito tempo.
   Assim na tradução do livro de Carl Sagan "O Mundo Infestado de Demónios" aparece a palavra "resmas" no seguinte contexto: "resmas de dossiers", e a palavra "paletes", que é de uso industrial, também é usada no mesmo ramo com o significado de "grande quantidade".
Bernardete Portugal 5K

Qual será mais correcto, se for o caso, paralímpico ou paraolímpico?