Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Rui Silva Portugal 19K

A palavra suspense, estrangeirismo muito usado, deve ler-se "saspense", porque deriva do Inglês, ou "suspanse", por derivar de palavra francesa?

Maria Clara Assunção Portugal 8K

Surgiu-me uma dúvida, mais relacionada com o grego e o latim do que com o português. Um americano perguntou-me por que razão euphonium teria como plural euphonia. Respondi de imediato que isso tinha a ver com a origem latina da palavra: euphonium/euphonia como curriculum/curricula ou medium/media. Alguém me corrigiu, e bem, que euphonium é de origem grega (como eutanásia e telefone), e não latina. Contudo, a questão linguística mantém-se: o plural grego faz-se da mesma forma que o latino ou a palavra tem raiz grega e sufixação latina, donde a forma do plural?

M. Conceição Portugal 9K

Antes de mais, quero felicitar todos os que ajudam os utentes da maravilhosa língua, que é a portuguesa.
   Queiram esclarecer-me, por favor, o sentido das expressões «balcanização» e «mexicanização».
   Muito grata.

João Carreira 8K

O que é a rima leonina?

Heitor Tavares Portugal 19K

Gostaria que me esclarecessem qual é a função sintáctica de "nas suas decisões", na seguinte frase: "O povo apoia Mário Soares nas suas decisões".

Ari Turrer Brasil 77K
Quando saudamos uma platéia, dizemos, por exemplo: bom-dia a todos ou bom-dia para todos? Analogamente, se for uma pessoa: a você ou para você?
Porquê?
E para outras saudações/felicitações, tais como, boas-festas, boas-vindas, boas entradas etc.?
Agradecido.
Pedro Rodrigues Portugal 15K

«Haverá um adjectivo que indique uma frequência de duas vezes por ano?». Esta foi a pergunta colocada por Carlos Matos no tema «Duas vezes por ano».
   Pergunto se seria pertinente da minha parte sugerir a palavra «bisemestral» e se deste modo não conseguiríamos tapar um buraco do nosso já tão rico idioma? Acrescento que pela lógica (a mesma de bianual) esta nova palavra não teria a mesma conotação de semestral duas vezes, ou seja, um evento separado por um mesmo espaço de tempo, mas antes o de um evento que surgiria num qualquer universo temporal situado dentro do espaço de seis meses.

Renata Cristina Fernandes Brasil 5K

Vocês podem me informar dentre estas frases abaixo quais são metáforas, metonímia e paranomásia? (as frases são de comerciais)
– Instalamos tantos telefones que acabaram os números.
– Só a sky entende a paixão do brasileiro pelo esporte.
– Existem muitos bancos mas só um é real.
– A Shell traz para as ruas a proteção que a Ferrari usa nas pistas.
– Não deixe seu dinheiro dormindo.
– Não é gordura localizada, é saúde localizada.
– Você escolhe Anhembi Morumbi e o mundo escolhe você.
– Toques incríveis para apimentar seu relacionamento.
– Gravador de cd é Philip's o cd com a sua cara.
– Você lava mais branco esfregando menos.
– Sinta seus cabelos cheios de vida.
– Massageia até o ego.
– Seguro você é livre.

José Eduardo Pinto Portugal 3K

Ao esclarecimento que foi dado hoje (2/2/01), em relação ao significado da palavras "bumbo", inserta num livro de Pepetela, gostaria de acrescentar o seguinte: na gíria luandense dos anos 60/70 os negros eram referidos, especialmente pela camada jovem da população branca, como "bumbos". Era um hábito de linguagem não pejorativo. "Manbumbo", por exemplo, quer dizer irmão negro.

Os negros, por sua vez, referiam-se aos brancos como "pulas", "polacos", etc. Ainda hoje, em conversa com amigos negros de Angola, quando nos referimos a ambas as raças usamos os mesmos termos.

Cátia 11K

O que são arcaísmos morfológicos?

O que são arcaísmos sintácticos?

O que é morfologia, sintaxe?