Aprendi português nos Estados Unidos há anos e continuo fazendo um grande esforço para manter a língua ativa [em Portugal, activa]. Leio jornais e revistas e tento escutar programas de rádio através da internet. A minha pergunta é a seguinte: Acho que encontrei várias vezes o emprego da preposição até para indicar o último prazo para a realização de alguma coisa. Já procurei em vários livros gramaticais e acho que fazem alguma referência à ideia mas não fica claro nesta acepção.
Agradeceria muito se me esclarecesse esta acepção, se, de fato [facto, em Portugal], existe. Também agradeceria alguns exemplos.
Muitíssimo obrigada.
Numa ficha de avaliação da disciplina de Português – 4.º ano do ensino primário – foi solicitada a procura de um sinónimo para a palavra "festejar". A minha filha respondeu "celebrar", tendo sido considerada resposta incorrecta. Estará certo? Na mesma questão, uma sua colega respondeu "comemorar ", tendo sido considerada resposta correcta. Ora, os Cristãos comemoram a Paixão e Morte de Jesus Cristo e festejam a Páscoa, ou terá mais força: Os Cristãos festejam a Paixão e Morte de Jesus Cristo e comemoram a Páscoa? Eu posso comemorar o aniversário da morte de um ente querido sem que tal signifique festividade. Qual o sinónimo mais correcto para a solicitação enunciada na referida ficha de avaliação?
Numa ficha de avaliação mensal à disciplina de Português – 4.º ano do ensino primário – foi solicitada a procura de um antónimo para a palavra cidade. A resposta dada pela minha filha foi aldeia, tendo sido considerada certa, o que, no entanto, não me convenceu. Porque não vila? A mim parece-me mais uma oposição. Será a mesma coisa?
Américo Almeida
Portugal
Qual é o antónimo de cidade? Será campo? E de rural? Urbano? Se não há sinónimos perfeitos, haverá antónimos perfeitos?
Onde posso encontrar terminologia portuguesa de musicologia? A minha língua é o Inglês, e estou a fazer traduções do Português para Inglês, de resumos de musicologia.
Obrigada.
Há alguns dicionários que apresentam as palavras potencializar e potenciar; outros só apresentam potenciar. Gostaria de saber se são as duas correctas ou se somente uma delas.
Muito obrigada.
Ultimamente surgiu-me a dúvida quanto à grafia correcta do nome do escritor português – José Maria Eça de Queirós. O seu nome é Queirós ou Queiroz?
Muito obrigada.
Isabel
Estudante
Portugal
O autor d'Os Maias assinava Queiroz com z. Porque se escreve agora de outra maneira?
Qual é a diferença entre associação e sociedade? Entre sócio e associado?
Gostava de saber qual é o significado etimológico para a palavra bebedouro. Está correcto se dissermos que vamos beber água ao bebedouro ou o bebedouro é só para os animais? Essa é a designação que os dicionários portugueses dão.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações