DÚVIDAS

Verbetes com maiúscula ou minúscula?
A minha mulher, que é professora de Português, pediu-me certo dia que eu visse determinadas palavras num dicionário. Como não pude fotocopiar, transcrevi. Quando lhe dei a folha com as palavras, ficou escandalizada por eu ter iniciado cada verbete com maiúscula, como, de resto, comprovei mais tarde em alguns dicionários. De facto, parece uma boa questão, e eu não tinha pensado antes nisso: nos dicionários, cada verbete deve começar com maiúscula ou minúscula? Grato pelo vosso trabalho excepcional.
Estrangeirismos da Língua Portuguesa », de José Pedro Machado
Tenho muita dificuldade em encontrar o livro Estrangeirismos da Lingua Portuguesa do Senhor José Pedro Machado.  Gostaria de entrar em contacto com o Senhor Machado a fim de  perguntar-lhe algumas coisas sobre o seu estudo.  Era possível comunicar com ele através de Ciberdúvidas?  Já escrevi várias vezes a Ciberdúvidas acerca do assunto de estrangeirismos, e as vossas respostas ajudaram-me muito.  Tenho mais cinco meses antes de terminar o meu mestrado em Austrália.  Estou a estudar o emprego de anglicismos no português europeu.   
Rúben, Rubens e Rubem
Encontro por todo o lado nomes próprios paroxítonos que não respeitam as regras de acentuação de palavras como "pólen", "açúcar", "ónix", etc. Há mesmo entre os consulentes do Ciberdúvidas imensos "Rubens" sem acento e nunca vi que alguém os "admoestasse". Várias vezes os donos de antropónimos do género me asseveraram que não colocam o acento nestas palavras. Haverá, porventura, alguma excepção que permita não acentuar nomes como "Rúben", "Hamílton", "Hélder", "Óscar", "Félix" e afins? Aceitem o reconhecimento de um admirador e utente assíduo do Ciberdúvidas.   N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa