Se venderes o andar ao Sr. Costa...
– Substituir a parte: o andar ao Sr. Costa, pela forma adequada do pronome pessoal.
Evanildo Bechara, em sua Moderna Gramática da Língua Portuguesa, classifica o substantivo composto "segunda-feira" como a união de um adjetivo mais um substantivo. Classificação essa que discordo, pois a definição de adjetivo é "um termo que qualifica um nome", e neste caso a palavra "segunda" não qualifica o nome "feira". Pergunto: estou certo em classificar a palavra "segunda" como um numeral, que é realmente a idéia, pelo menos para mim, nesse composto?
Muito obrigada.
Li a resposta de um dos consultores de vcs com relação à dúvida de um determinado internauta e acho que não esclareceu em nada.
Nosso colega perguntava como chamamos às primeiras duas décadas do século, uma vez que a partir do ano 2021 estaremos na década de 20.
A resposta que encontrei a qual considero que não respondeu coisa nenhuma, não convém comentar.
O que eu quero saber é como numericamente representamos essas duas primeiras décadas? É década 0, década 1, década 10, o que é afinal?
Qual é a regra para escrita de números? Há alguma regra em que para números até 5, estes são escritos por extenso, e para números maiores usam-se os algarismos?
Em resposta a uma pergunta acerca dos plurais de ápex e tórax, respondem que o plural das palavras portuguesas terminadas x é igual ao singular.
No entanto, na literatura sempre tenho encontrado "clímaces" (nunca "os clímax") como plural de "clímax". Claro que há uma variante de "clímax" que é "clímace". O plural de "clímace" não deixa quaisquer dúvidas: é "clímaces"; mas estou a referir-me especificamente ao plural de "clímax".
Por outro lado, há também o caso da palavra "fax", cujo plural "óbvio" é "faxes". Pode-se argumentar que foi importada recentemente do Inglês, mas o facto é que esta palavra é bastante fácil de verter para Português.
Parece-me que a questão do plural das palavras terminadas em Português é um pouco mais complexa, tendo a ver em particular com a língua de origem da palavra e com o facto de esta ser oxítona ou paroxítona.
Claro que todas as hesitações surgem porque as palavras terminadas em x não são nada típicas da língua portuguesa. São sempre decalques um pouco artificiais de outra língua, mesmo que seja o Latim.
Escrevi-vos há pouco tempo sobre a etimologia de Ganimedes, Arquimedes e Úrano.
Agradeço desde já a vossa resposta. No entanto, esta apenas esclareceu parte das minhas dúvidas.
Peço desculpa por ser insistente, mas creio que não me expliquei suficientemente bem, pelo que a minha pergunta não foi entendida por completo.
Para além de quais são as formas correctas em Português, tinha também curiosidade em saber quais é que seriam as correctas de acordo com o Grego (Clássico).
Embora deva confessar a minha ignorância a este respeito, sempre supus que em geral a acentuação das palavras portuguesas derivadas do Grego era definida por forma a coincidir com a acentuação das palavras equivalentes no Grego clássico. Mas presumo que possa haver algumas excepções em palavras de uso mais corrente, e que portanto foram aportuguesadas mais precocemente.
Dito de outra forma, aquilo que gostaria de saber é se as palavras do Grego clássico das quais derivam Ganimedes, Arquimedes, Úrano, e também Jápeto (Japeto?) são igualmente graves (paroxítonas) nos dois primeiros casos e esdrúxulas/proparoxítonas no terceiro, ou se (como suspeito) são todas esdrúxulas.
Acrescentaria que me surpreende que a forma considerada correcta em Portugal seja Úrano, uma vez que ouço toda a gente dizer Urano (palavra grave). Não estarão os nossos dicionários desactualizados a esse respeito?...Ou as pessoas mal informadas?
Como se faz o imperativo afirmativo dos verbos regulares com os pronomes tu e vós?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações