Olá! Eu gostaria de saber se existe a palavra equitopismo.
Muito obrigado.
Porque é que a palavra muito se escreve assim uma vez que se lê "muinto"?
Gostaria de saber qual a origem da palavra chato (grego ou latim?). E o que significava?
Estamos a um ano de trocarmos os velhos escudos pelos novos euros e ainda há muitas coisas que desconhecemos sobre como será o dia-a-dia com a moeda europeia nos bolsos. Procurei resposta às perguntas que vou colocar, quer no Ciberdúvidas quer noutros 'sites' (incluindo o do próprio Banco Central Europeu), mas a informação que encontrei não era conclusiva ou, acho eu, já deve estar desactualizada.
As minhas dúvidas são:
1. Tal como acontece com "escudo", "real" ou "dólar", a palavra "euro" é um substantivo comum e, por isso, pode-se escrever em minúsculas? Sim ou não? Porque vejo muitas vezes escrito "o Euro" ou mesmo "o EURO", como se fossem as iniciais de qualquer coisa.
2. Em português, o euro tem plural? Está correcto dizermos "euros"? Porque vejo muitas vezes, mesmo em textos publicados por bancos portugueses, escrito "conversão de escudos para euro", por exemplo, o que não me parece correcto.
3. Oficialmente, já há nome aprovado para designar a subdivisão do euro? Tenho visto "cêntimos", "centavos", "centavos do euro" e apenas "cents". "Centavo" parece-me a forma mais correcta, mas acho que o "cêntimo" está a ganhar terreno rapidamente!
4. Qual é o símbolo que separa as unidades do euro das suas subdivisões? É a vírgula ou o ponto? Eu acho que em português deve ser a vírgula mas tem-se visto muita gente, nomeadamente no "Jornal de Economia" da RTP, a utilizar sempre o ponto. Trata-se de anglicismo?
5. Por último, em português o símbolo do euro deve ser colocado antes ou depois do valor? É que eu tenho visto das duas maneiras. Nós em Portugal não temos prática nestas questões, porque entre nós o cifrão era tradicionalmente utilizado para separar os escudos dos centavos (quando ainda os havia, é claro), mas não creio que o mesmo se irá passar com o euro.
Não sei a quem caberá esta responsabilidade em Portugal, mas eu acho que era muito importante que estas questões fossem rapidamente definidas e comunicadas aos portugueses. Já bem basta a confusão que vai ser mudar a nossa estrutura mental de quantificar o valor material das coisas!
Muito obrigado. Continuem o bom trabalho!
Estudo português nos Estados Unidos. Entendo bem o silabário das palavras e as sílabas tónicas. O que não é muito claro para mim é como determinar a acentuação secundária, etc., ou seja, o ritmo da língua. Por exemplo, na palavra "inteligibilidade", a sílaba tónica é "-da", ou seja, a penúltima sílaba. Mas qual seria o ritmo da palavra? E dizer, as outras sílabas recebem a mesma ênfase? Diria que não. Por exemplo, acho que "-gi" recebe mais ênfase do que "-li" ou "-de", mas nao sei. Imagino que existiria regras para o ritmo interior das palavras e talvez regras distintas para palavras compostas e palavras com afixos. Agradeceria muito uma explicação com exemplos.
Obrigadinha.
Gostaria de saber se a utilização em português da palavra "versus" é correcta. Tenho consultado vários dicionários e nenhum deles contém esta palavra. Será necessária? Ou devemos dizer por exemplo "em relação a" (depende, evidentemente, do contexto).
Obrigado.
Por que Canal da Mancha, nome dado ao "English Chanel"?
Como classificar morfologicamente as palavras "depois" e "atrás" nas frases seguintes?
"Anos atrás, o mundo era outro."
"Dias depois, Daniel voltou eufórico ao lar."
Gostaria de acrescentar que minha dúvida se prende ao fato de, se se considerarem "depois" e "atrás" advérbios, ter-se-á o caso de advérbios a modificar substantivos ("anos" e "dias").
Obrigado.
Gostaria de saber por que em Portugal se diz, ou seja 'diz-se': "Eu quero falar consigo", querendo dizer 'contigo', já que falar com a segunda pessoa (do singular) é contigo e não consigo.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações