Gostaria de saber se a utilização em português da palavra "versus" é correcta. Tenho consultado vários dicionários e nenhum deles contém esta palavra. Será necessária? Ou devemos dizer por exemplo "em relação a" (depende, evidentemente, do contexto).
Obrigado.
Por que Canal da Mancha, nome dado ao "English Chanel"?
Como classificar morfologicamente as palavras "depois" e "atrás" nas frases seguintes?
"Anos atrás, o mundo era outro."
"Dias depois, Daniel voltou eufórico ao lar."
Gostaria de acrescentar que minha dúvida se prende ao fato de, se se considerarem "depois" e "atrás" advérbios, ter-se-á o caso de advérbios a modificar substantivos ("anos" e "dias").
Obrigado.
Gostaria de saber por que em Portugal se diz, ou seja 'diz-se': "Eu quero falar consigo", querendo dizer 'contigo', já que falar com a segunda pessoa (do singular) é contigo e não consigo.
Obrigado.
Nasci e resido no concelho de Ourém e gostaria que me ajudassem a esclarecer se sou um ouriense, oureense, ourentino, oureanense ... ou será que nada disto se aplica?!
Obrigado.
Lamento, mas não é convincente a resposta de A. Caffé – que veio em socorro de João Carreira Bom – à minha consulta sob o título "Uso da 2.ª pessoa do plural, mais uma vez". Diz ele: "...o emprego da segunda pessoa do plural, na linguagem corrente do Brasil, afecta a identificação da pessoa que fala, ou seja, cria uma barreira entre o falante e o ouvinte ao indicar um domínio dos instrumentos de comunicação que o ouvinte não tem, por não o utilizar no seu cotidiano."
Concordo em que o uso da segunda pessoa do plural, no Brasil, "afeta a identificação da pessoa que fala", mas jamais posso supor que afeta a compreensão da pessoa que ouve. Pois foi isto que João Carreira Bom afirmou, ressalvando que este fenômeno existe no Brasil, não em Portugal.
Por outro lado, espero que A. Caffé não esteja insinuando que a generalidade dos ouvintes no Brasil não dominam um certo "instrumento de comunicação", no caso, o uso da segunda pessoa do plural. Há os que não o dominam (uma criança de 3 anos, por exemplo), e há os que o dominam (uma criança em fase escolar, aprendendo a conjugar os verbos).
Obrigado.
A expressão "faixa etária" pode ser utilizada também para mencionar consumo de energia? Ex.: "a faixa etária de consumo de energia é muito alta".
Gostaria de vos perguntar qual a verdadeira expressão francesa que se inicia com "bon chic et bon...", querendo significar uma pessoa de gosto. É que já procurei em vários dicionários, inclusive nos de francês e não a encontro. Necessito desta informação para um trabalho que estou a realizar sobre o uso e abuso das interpretações de pensamento. Esta é uma expressão que está a ser muito usada nos tempos que correm.
Agradeço desde já a V. atenção e felicito-vos pelo excelente trabalho que têm desenvolvido em prol da nossa tão rica língua!
Nomes como "Araújo" ou o diminutivo "Jú", são escritos com acento no "u".
Em que circunstâncias se deve acentuar o "u"?
Muito gostaria de ver esclarecida uma dúvida que tenho:
Qual a abreviação correcta da palavra quilate quando nos referimos ao peso de uma pedra preciosa:
k. ou ct.?
Há outra?
Já encontrei ambas e o que estranho é que ambas me parecem tão distantes da palavra quilate que me interrogo se será perceptível para a maioria das pessoas.
Obrigada pela vossa ajuda.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações