DÚVIDAS

Pronúncia de "poesia"
Uma vez mais recorro aos vossos préstimos para me indicarem, por favor, como pronunciar "poesia". No Dicionário da Porto Editora, surge a indicação explícita de que a pronúncia será "pu-i...", enquanto o novo Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, na transcrição fonética da palavra, refere que o "e" deve ser aberto. Como sou, para além de professor, um leitor ("diseur"?) assíduo de poesia em lugares públicos, onde a maioria dos poetas e leitores pronuncia também com "e" aberto, muito grato ficaria pela vossa opinião.
Parênteses seguidos
Gostaria de saber se é correcto utilizar numa frase duas ou três vezes seguidas orações entre parêntesis. Por exemplo: "... em que as pessoas possuem grande autonomia (trabalhos activos) (Karasek e Theorell, 1990)"; e ainda: "... as pessoas podem assim escolher que aptidão usar (o que corresponde ao exercício do controlo pessoal) (trabalhos activos) (Karasek e theorell, 1990). Sou psicólogo clínico, autor de um livro sobre o stress, e não consegui ainda esclarecer em definitivo esta dúvida.
Discurso oral: pronomes antes do verbo
Sabemos que, em posição pós-verbal, o pronome não pode ser separado do verbo: (1) A Maria viu-o. *A Maria viu-ainda-o Contudo, em posição pré-verbal, a proibição não é absoluta, embora as circunstâncias sejam restritas. A pergunta que venho colocar refere-se às partículas que podem efectivamente ocorrer entre o verbo e o pronome, no discurso falado. Nos exemplos em (2), apresento algumas estruturas enfáticas e gostaria de saber se, com a entoação adequada, seria possível alterar a ordem comum das palavras e colocar algumas expressões entre o pronome e o verbo: (2) a. Eu acho que tu ainda me não disseste a verdade! b. Eu acho que tu me ainda não disseste a verdade! (3) a. Quantas vezes te eu disse para não fazeres isso? b. Quantas vezes te eu já disse para não fazeres isso? (4) a. Isso já eu lhe ontem disse! b. Isso já lhe eu ontem disse! (5) a. Eu já lhe realmente tentei explicar isso, mas ele é que não quis ouvir. b. Olha que já me realmente perguntaram isso uma vez! (6) a. Alguém me ainda ontem disse que os médicos iam fazer greve. b. Alguém ainda me ontem disse que os médicos iam fazer greve. Obrigada, uma vez mais, pelo esclarecimento.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa