Gostaria de saber um pouco mais sobre as funções da língua portuguesa.
Desde já obrigado.
Sou doutor em Antropologia e estou trabalhando em Paris. Gostaria de saber o histórico da palavra caboclo. Procuro um dicionário histórico da língua, mas não consigo encontrar o termo. Obrigado.
Penso que é um legume mas não tenho a certeza gostaria que me esclarecessem sobre a questão (legume?/origem?/destino?)
E, já agora, poderiam-me informar sobrenomes c/Paços ou Passos.
Obrigada.
No sentido de diversão, é discontração ou descontração?
Sou estudante do ensino secundário recorrente e deparo-me com o seguinte problema, a ser neste caso a 3.ª unidade de português que trata da poesia, como é o caso de José Régio, Fernando Pessoa, entre muitos outros. Por esta razão gostaria que me fornecessem todo o material necessário sobre este tema, como é o caso da análise da poesia e também realçaria aqui que vou ter mais 2 unidades sobre este tema sendo elas as seguintes: a 6.ª unidade e a 13.ª unidade.
Despeço-me com um grande abraço, esperando uma resposta o mais rápida possível.
Li a resposta sobre a origem da palavra fogo. Suponho que a resposta não está completa, pois sempre a vi ligada à mitologia latina, opinião que confirmei num dicionário sobre a origem das palavras, saído há pouco.
Ficaria muito grato se me indicassem quais as frases seguintes incorrectas, correctas, ou pelo menos toleráveis e, se possível, com comentários:
1 - a) ... o professor recomendou que os alunos deveriam estudar mais ...
ou
b) ... o professor recomendou que os alunos deviam estudar mais ...
2 - a) ... o turista procurou o posto de turismo para saber onde poderia encontrar...
ou
b) ... o turista procurou o posto de turismo para saber onde podia encontrar...
3 - a) ... vaticinou que o filho a nascer seria mais famoso que o pai...
ou
b) ... vaticinou que o filho a nascer viria a ser mais famoso que o pai...
4 - a) ... e nesse tempo escreveu o novo romance que viria a ser um sucesso...
ou
b) ... e nesse tempo escreveu o novo romance que veio a ser um sucesso...
5 - a) ... o aluno consultou o assistente para saber como haveria de conduzir o trabalho...
ou
b) ... o aluno consultou o assistente para saber como havia de conduzir o trabalho...
6 - a) ... deu-lhe indicações quanto ao caminho que deveria tomar e advertiu-o dos contratempos que haveria (teria) de enfrentar...
ou
b) ...
deu-lhe indicações quanto ao caminho que devia tomar e advertiu-o dos contratempos que havia (tinha) de enfrentar...
Antecipadamente agradecido pela vossa ajuda.
O conceito vigente e actual de minibasquete não permite o sinónimo minibasquetebol por se entender que às duas palavras correspondem actividades distintas. Assim, usualmente, utiliza-se minibasquete. Mas eis que, de repente, me ocorreu a seguinte dúvida: deverei escrever minibasquete ou minibásquete? Agradecia um esclarecimento fundamentado sobre a questão já que uma das duas palavras será usada como título de um suplemento de um jornal da especialidade, dirigido às crianças.
Obrigado pela colaboração.
Deverá dizer-se "tipos de transporte" ou "tipos de transportes"?
Embora os verbos "falar" e "dizer" possuam significados idênticos, sendo normalmente utilizados como sinónimos, a sua utilização é significativamente diferente. Como tal, gostaria que me dissesse quais as regras de utilização de um e de outro. Além disso, gostaria de saber se o verbo "falar" se poderá empregar no seguinte contexto: "Mas o que é que estás para aí a falar?".
Obrigada pela vossa atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações