DÚVIDAS

Neologismos / palavras compostas
Em primeiro lugar quero felicitá-los pela existência do Ciberdúvidas e pelos vossos esclarecimentos e opiniões. Gostaria de vos colocar algumas questões: Qual é o critério, caso exista, para se poder dizer que uma determinada palavra é de uso corrente? E um neologismo? Uma palavra composta por "cyber" e por outra palavra, como por exemplo "cyberconceito", "cyberloja", etc., pode ser considerada um neologismo (ou estrangeirismo)? Se utilizasse "ciber" em vez de "cyber" seria a mesma coisa? Desde já, muito obrigado pelas vossas respostas.
Oração coordenada explicativa ou subordinada causal?
Sou tradutora, revisora e, eventualmente, professora. Tomei conhecimento de que houve controvérsias em um curso de segundo ciclo, no qual um professor discordou de outro na classificação da oração «porque estava doente», no seguinte período: «Carla não foi à escola porque estava doente.» A disputa que ocorreu foi entre coordenada explicativa e subordinada causal. Qual o melhor critério para distinguir essas duas? Creio que a resposta mais adequada é subordinada causal.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa