Sou uma estudante italiana de língua portuguesa, e queria saber mais sobre o uso do conjuntivo futuro na hipotética real.
Será que se pode confundir bulk com junk email?
Ambos tratam de envio de lixo, ou não?
Obrigada.
Os verbos precisar e necessitar, seguidos de infinitivo, podem vir com ou sem a preposição de, embora o uso sem a preposição pareça mais eufônico. Preciso ler o jornal. Preciso de ler o jornal. Necessitaremos abrir a porta. Necessitaremos de abrir a porta. Pergunta: Quando ocorre sem preposição é classificado como verbo transitivo direto?
A forma verbal envergonhar é formada por parassíntese, visto que não existe envergonh- e nem vergonhar. Certo?
Partindo dessa análise, como posso analisar o processo de formação de "desencaminhar", que possui a forma caminhar?
Aumentativo de dedal, perna, careta e bolsa.
Qual o significado que posso dar ao sinal ortográfico /? Posso utilizá-lo como "ou"?
Sou uma estudante italiana de língua portuguesa e queria saber mais sobre o uso do conjuntivo futuro na hipotética real.
Lendo Hamlet, deparei com a expressão latina "hic et ubique". Qual seria a tradução?
Obrigado.
Faço faculdade de Letras no Rio de Janeiro, Brasil, e sou apaixonado por língua portuguesa. Eu, meu professor de Morfologia e mais três amigos vamos apresentar um trabalho no próximo congresso da SIPLE que vai acontecer na universidade da PUC, aqui mesmo no Rio, no mês de Novembro. Para tal, precisamos de uma ajudinha de vocês: o que pode nos dizer a respeito de quando usamos a palavra "ruim" e quando usamos "mau" numa frase?
Obrigado desde já.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações