«No dia 9 de Outubro, fui ao banco»
Gostaria de me informar se preciso colocar uma vírgula depois de uma data numa oração. Por exemplo: “No dia 9 de outubro fui ao banco” ou “No dia 9 de outubro, fui ao banco”? Desculpe a pergunta, mas eu já tenho visto isto em inglês e estou ficando confusa, senão caduca. Obrigada.
Autópsia: pronúncia
Qual a pronúncia culta de autopsia? Qual a sua origem? Qual a pronúncia mais usada e qual a correta?
Estruturalismo linguístico
Preciso muito de ajuda. Por acaso cheguei ao ‘site’ Ciberdúvidas e acho que vocês podem me ajudar. Tenho um seminário sobre Estruturalismo Linguístico e não achei nenhum livro na biblioteca de minha faculdade. Se você soubessem de algum artigo, livro ou texto na internet eu agradeceria muito! Obrigada!!
Logística
Gostaria de saber o que é logística, como pudemos defini-la, qual a sua origem?
Obrigado.
Criança: etimologia
Qual a origem da palavra criança?
Requiem
Por que a palavra réquiem é acentuada? É porque ela é proparoxítona? Re-qui-em?
Já só / só já
Qual é correcta: "Já só aí posso ir amanhã" ou "Só já aí posso ir amanhã"?
A crítica (na literatura portuguesa)
Tenho de fazer um trabalho para a escola sobre a crítica na literatura portuguesa. Podem-me mandar alguns ‘links’ ou ‘urs’ relacionados com isso?
O esperma
Gostava de saber qual o género da palavra “esperma”. Nenhum dos dicionários que tenho traz este termo. Obrigado.
Capelista
Encontrei esta palavra no letreiro de um establecimento comercial, que no fundo era uma tabacaria, ora não conhecendo este termo, nem o tendo utilizado nunca, gostaria que me elucidassem sobre o seu significado e a sua etimologia. Por último gostava de saber se se trata de um arcaísmo caído em desuso e, portanto, um termo de interesse histórico apenas.
