Eu gostaria saber quando você pode usar o pretérito mais-que-perfeito do indicativo. É um tempo muito difícil e não o compreendo bem. Muito obrigado.
Em primeiro lugar quero felicitá-los pela existência do Ciberdúvidas e pelos vossos esclarecimentos e opiniões.
Gostaria de vos colocar algumas questões: Qual é o critério, caso exista, para se poder dizer que uma determinada palavra é de uso corrente? E um neologismo?
Uma palavra composta por "cyber" e por outra palavra, como por exemplo "cyberconceito", "cyberloja", etc., pode ser considerada um neologismo (ou estrangeirismo)? Se utilizasse "ciber" em vez de "cyber" seria a mesma coisa?
Desde já, muito obrigado pelas vossas respostas.
Sou tradutora, revisora e, eventualmente, professora. Tomei conhecimento de que houve controvérsias em um curso de segundo ciclo, no qual um professor discordou de outro na classificação da oração «porque estava doente», no seguinte período: «Carla não foi à escola porque estava doente.» A disputa que ocorreu foi entre coordenada explicativa e subordinada causal. Qual o melhor critério para distinguir essas duas? Creio que a resposta mais adequada é subordinada causal.
Na oração "Muito poucos presos poderão doar após a morte", qual a classe a que pertence a palavra muito. Por que essa palavra não concordou com poucos?
Obrigada pela atenção.
Gostaria que fosse feita a análise sintática deste poema:
O Eco
O menino pergunta ao eco
onde é que ele se esconde.
Mas o eco só responde: "Onde? Onde?"
O menino também lhe pede:
"Eco, vem passear comigo!"
Mas não sabe se o eco é amigo
ou inimigo.
Pois só lhe ouve dizer:
"Migo", "Migo".
Cecília Meireles
Sou um amante da língua portuguesa, mas, de vez em quando, dou comigo mesmo em dificuldades, querendo usar o o(a) e o lhe, para me referir às pessoa e coisas. Gostaria que me elucidasem com exemplos e me dissessem se a natureza dos verbos tem alguma preponderância nessas situações.
Queria saber alguma coisa sobre os asquelmintos; estou fazendo um trabalho de ciências e não tenho muito lugar para procurar, por isso queria tirar esta dúvida. Muito obrigada se puder me mandar.
Como devo escrever: Acesso à Internet (acessar a + a Internet) ou, simplesmente, Acesso a Internet?
Como estará mais correcto?
"... com o propósito de se converter no ponto de referência entre a oferta e a procura a nível mundial" ou "... com o propósito de se converter no ponto de referência da oferta e da procura a nível mundial"?
Muito obrigada!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações