Será que esta frase está correcta? "A empresa x abordou, em Julho de 2000, a sua expansão internacional, reforçada por uma mudança de nome, para y, e por uma imagem corporativa que se ajustavam melhor à nova estratégia comercial."
Gostaria de saber como se chama quem estuda gatos. Existe gatófilo e gatofilia?
Explique a diferença entre a oração coordenada assindética e a oração intercalada.
Quanto ao léxico, a semântica e a sonoridade o que pode ser analisado?
Muitos autores assumem que todas as orações subordinadas adjetivas funcionam como adjunto adnominal.
Acredito que todas as orações subordinadas adjetivas explicativas funcionam sintaticamente como aposto explicativo; e que apenas as orações subordinadas adjetivas restritivas funcionam como adjunto adnominal; ou, quando vêm entre vírgulas, funcionam como predicativo. Estou correto?
Exemplifico na frase:
"O menino, cuja mãe é professora, foi aprovado." existe uma oração subordinada adjetiva explicativa. Ela não estaria funcionando sintaticamente como aposto explicativo, em vez de adjunto adnominal?
Outro exemplo:
O homem, mortal, age como um ser imortal. ("mortal" é adjetivo explicativo que funciona sintaticamente como aposto explicativo) O homem, que é mortal, age como um ser imortal. ("que é mortal" é oração subordinada adjetiva explicativa e também funciona como aposto explicativo).
Mas, neste exemplo:
As crianças cujos pais são carinhosos crescem mais saudáveis. (aí, sim, a frase possui uma oração. subordinada adjetiva restritiva, a qual realmente funciona como adjunto adnominal.
Por favor, esclareçam-me.
Sou estudante da Universidade de Aveiro e estou a fazer um trabalho sobre "A Língua Portuguesa como identidade nacional", mas a bibliografia é muito escassa. (Alguém me disse até que isso é um tema "fora de moda"!!)
É por isso que vos peço ajuda: seria possível darem-me algumas sugestões ou indicarem-me bibliografia sobre este tema e sobre os aspectos económicos, políticos e sociais que influenciam a Língua? Poderá a Língua contribuir para a identidade nacional?
Obrigado, desde já, pela vossa ajuda!
Gostaria de uma explicação sobre as categorias textuais: narração, descrição, argumentação e enunciação.
Gostaria de saber qual o processo de formação da palavra superempréstimo?
Já li o que diz Celso Cunha, mas tenho dúvidas quanto aos dois prefixos super e em, ou não são dois?
Na frase: Gosto de que tu me leves para passear.
A oração classificada como subordinada substantiva objetiva indireta começa a partir da preposição "de" ou da conjunção subordinativa integrante "que"?
Pergunto pois alguns autores não esclarecem se a preposição faz parte ou não da oração subordinada, não só quando estas funcionam como OI, mas também como complemento nominal.
Obrigado e aguardo resposta.
Na frase "Faz dez anos todos esses fatos.", por que o verbo foi erradamente escrito no singular?
Na frase "Alunos e professores se confraternizaram depois da festa.", por que o verbo aparece erradamente preposicionado?
Na frase "Os corintianos se animaram com a derrota do palmeiras.", por que a regência do verbo está inadequada?
"Compute todos os dias." e "Espero que ele nos ressarça até amanhã.": por que as frases estão incorretas?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações