Sou estudante do segundo ano do ensino médio.
Gostaria de saber como se forma o imperativo afirmativo e negativo de um verbo.
Peço o favor de tirarem-me esta dúvida a respeito da contração da preposição de com os artigos o, a, os, as:
Por exemplo:
Por que não se pode fazer a contração da preposição de com o artigo a nesta frase:
«Está na hora da criança dormir.»
Por favor, envie outros exemplos para que eu possa entender melhor.
Obrigada.
Na expressão "...não nos podem deixar de fazer pensar estarmos perante..." a colocação de "nos" está correcta? Tem-me sido dito que o mais correcto seria: "... não podem deixar de nos fazer pensar estarmos perante...". Não estarão ambas correctas?
Gostaria da vossa colaboração no sentido de saber qual a origem da palavra "sui-géneris", e o seu sentido e definição.
Pedimos-vos o favor de, se possível, e se estiverem de acordo, nos indicarem onde n’«Os Lusíadas», como julgamos, se encontra a frase:
«(...) Mas o melhor de tudo é crer em Cristo»
Gostaria de saber as características românticas presentes no livro «Cinco Minutos», de José de Alencar.
O que significa “macalogia”?
Contexto: Museu Mun. de Peniche, com secções de macalogia...
Qual das frases abaixo está corretamente redigida?
"Parecia-lhe que havia muitos anos já vendia madeira."
"Parecia-lhe que houvesse muitos anos já vendia madeira."
Muito obrigado.
Eu sou um engenheiro de ‘software’ e estou a aceder ao vosso ‘site’ a partir do trabalho. Tenho uma dúvida de certo modo urgente já que no trabalho não tenho maneira de a esclarecer e necessito da resposta.
Já consultei uma resposta a uma pergunta semelhante feita por outra pessoa mas não me chegou. O título era "Géneros textuais".
O que eu queria era uma explicação dos "tipos de texto" que são ensinados aos alunos nas escolas portuguesas actualmente. Eu tenho apenas uma recordação vaga deste tema dos meus tempos de escola, mas tenho a ideia que um desses "tipos" (hesito em chamar-lhe género, baseado na leitura da resposta que mencionei) seria a narrativa. Um amigo sugeriu mais uns quantos, como crónica, artigo, comentário, poema. O que eu queria era saber como é este tema ensinado actualmente nas escolas portuguesas. Até que ponto a classificação dos textos é pormenorizada? Segundo os cinco géneros mencionados na resposta que referi (a narrativa, a descrição, a argumentação, a explicação e o diálogo) ou com mais pormenor (de acordo com os exemplos que referi, crónica, etc.)?
Obrigado.
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