DÚVIDAS

Dou-lhes / dou-lho
Continuo com dúvidas em relação à utilização do pronome pessoal certo no complemento directo e indirecto, no que se refere ao vocês: deverá ser "Dou-vos um livro "ou "dou-lhes um livro"? E deverá ser "Dou-vo-lo" ou " Dou-lho" ainda para vocês? Vários manuais e gramáticas para estrangeiros têm apenas a forma com "vos" e a verdade é que os portugueses usam ambas, mas qual é a mais correcta, qual deve ser ensinada? Obrigada.
Evicção
Revestindo o mesmo significado nas línguas francesa e inglesa, como se deverá traduzir em português o termo "eviction" ("forced evictions and human rights") para que se mantenha o mesmo sentido de interpretação? Trata-se de um contexto no âmbito dos direitos humanos. Obrigada pelo vosso esclarecimento. Visto que se inicia um novo ano, gostaria de desejar a toda a equipa um Próspero Ano Novo bem como para o Ciberdúvidas e, claro está, para a língua portuguesa.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa