DÚVIDAS

O uso do futuro do conjuntivo/subjuntivo
Pesquisei as perguntas anteriores sobre o uso do subjuntivo (conjuntivo em Portugal), mas como não encontrei uma resposta à minha dúvida, gostaria de enviá-la agora. Sei que não é possível usar o futuro do subjuntivo em orações subordinadas adjetivas explicativas; minha dúvida é: por que motivo? As gramáticas e outras fontes de referência que consultei dizem apenas que isso não é possível, mas não explicam o porquê. Alguns exemplos: Vou falar com o grupo que precisa de ajuda. (restritiva – presente do indicativo) Vou falar com o grupo, que precisa de ajuda. (explicativa – presente do indicativo) Vou falar com o grupo que precisar de ajuda. (restritiva – futuro do subjuntivo) **Vou falar com o grupo, que precisar de ajuda. (explicativa – futuro do subjuntivo – incorrecto). Agradeço-lhes antecipadamente pela ajuda.
Formigueiro
Tenho uma dúvida sobre a designação correcta que se deve atribuir a uma "casa artificial" para as formigas. Passo a explicar: se eu construir uma réplica de um formigueiro em gesso, que tente recriar as câmaras e túneis de um formigueiro, essa "coisa" poderá designar-se por formigário (a exemplo de terrário/aquário onde se recria uma parte ínfima de ecossistema) ou deve-se continuar a designar por formigueiro/formigueiro artificial? Grato pela atenção.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa