DÚVIDAS

O “e” mudo
Porque é que o "e" é mudo em contestar, e em muitas outras palavras do Português de Portugal? Qual é a regra que diz que o "e" não deve ser pronunciado? Sou brasileiro e estranho bastante quando leio, em veículos especializados, sobre a mudez desta ou aquela vogal. Não sou um estudioso da língua, e, portanto, não me lembro de ter aprendido, no Brasil, obviamente, que uma vogal fosse muda. Onde é que estou pecando? Obrigado.
Cada (em expressões temporais)
Sou professora de português na Galiza e, é claro, costumo ter muitas dúvidas que, verificando o material ao meu dispor, não consigo resolver. Por exemplo, nos meus tempos de estudante disseram-me que à expressão espanhola "Tomar la pastilla cada ocho horas" devia corresponder, em português, "Tomar o comprimido de oito em oito horas". Porém, todas as gramáticas portuguesas por mim consultadas aceitam o uso de cada com expressões temporais. O meu professor estava enganado ou tinha razão? Muito obrigada pelo trabalho que nos poupam a todos os professores e cordiais saudações.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa