Acúmulo e cúmulo são absolutamente sinónimas? Qual a forma mais correta:
Soma cumulada ou soma acumulada?
Valores cumulados ou valor acumulado?
Grato pela ajuda.
Gostaria de saber qual o plural correcto da palavra "tecelão". Será tecelões, tecelães ou tecelãos? Muito obrigada.
Pesquisei as perguntas anteriores sobre o uso do subjuntivo (conjuntivo em Portugal), mas como não encontrei uma resposta à minha dúvida, gostaria de enviá-la agora. Sei que não é possível usar o futuro do subjuntivo em orações subordinadas adjetivas explicativas; minha dúvida é: por que motivo? As gramáticas e outras fontes de referência que consultei dizem apenas que isso não é possível, mas não explicam o porquê.
Alguns exemplos:
Vou falar com o grupo que precisa de ajuda. (restritiva – presente do indicativo)
Vou falar com o grupo, que precisa de ajuda. (explicativa – presente do indicativo)
Vou falar com o grupo que precisar de ajuda. (restritiva – futuro do subjuntivo)
**Vou falar com o grupo, que precisar de ajuda. (explicativa – futuro do subjuntivo – incorrecto).
Agradeço-lhes antecipadamente pela ajuda.
Olá!
Eu tenho umas dúvidas quanto ao “Cancioneiro Geral” de Garcia de Resende. Qual é a sua importância histórica e literária?
Tomando como já definidos os conceitos de mitos e mitologias, e como Mitologia Clássica ou Mitologia Greco-Romana o conjunto da Mitologia Grega e da Mitologia Romana, procuro saber:
– Quais as definições para cada uma destas duas mitologias, a grega e a romana, com as especificações dos territórios aproximados onde vigoraram e a partir de que épocas.
Podem ajudar-me?
Muito agradecido.
Tenho uma dúvida sobre a designação correcta que se deve atribuir a uma "casa artificial" para as formigas. Passo a explicar: se eu construir uma réplica de um formigueiro em gesso, que tente recriar as câmaras e túneis de um formigueiro, essa "coisa" poderá designar-se por formigário (a exemplo de terrário/aquário onde se recria uma parte ínfima de ecossistema) ou deve-se continuar a designar por formigueiro/formigueiro artificial?
Grato pela atenção.
Qual a diferença entre estes dois termos?
Posso dizer relativamente a duas pessoas... “eles estreiam-se?”, sendo este um verbo intransitivo?
Muitos professores consideram o uso do dicionário prejudicial à aprendizagem de uma língua estrangeira por parte dos alunos. Será benéfico ou não?
O que está correto: captor ou captador?
Ex.: Captador de água ou captor de água?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações