Sou professora do 1.º ciclo e surgiu-me a dúvida de como escrever a palavra jepe. Procurei-a no dicionário e não a encontrei escrita de forma nenhuma. Será que não existe?
A classifição dos polígonos pode ser feita segundo os ângulos internos. No entanto, existe uma aparente falta de coerência nessa classificação. Vejamos:
Se o polígono tem 3 ângulos, será um triângulo.
Se o polígono tem 4 ângulos, a designação que se encontra nos livros será "quadrilátero". Ora, esta classificação não se refere ao polígono segundos os ângulos mas sim segundo os lados. Será então correcto dizer "quadrângulo"?
Qual o advérbio que equivale à expressão "fora do prazo"?
Ex.:
Ele entregou o trabalho fora do prazo.
Ele entregou o trabalho .............
Que advérbio substituiria corretamente "sem palavras"?
Entendem-se sem palavras.
Entendem-se ............
Pode dizer-se demasiado em vez de demasiadamente?
Sou professora de Língua Portuguesa, vivo em Aveiro, e pretendo saber se um nome colectivo no plural deixa de o ser e passa a nome comum, uma vez que um colectivo apenas se usa no singular.
Na frase:
"Luís estava apaixonado pela professora", temos nas duas últimas palavras:
agente da passiva ou complemento nominal?
Gostaria de saber se antes da expressão grosso modo se usa a preposição "a", e se ela pode aparecer no início das frases, e como.
Tenho uma loja de plantas e estou com uma dúvida. A palavra Bambu-mossô é escrita assim,com acento circunflexo no o, logo o som deveria ser como falamos: pô, avô, etc. Ocorre que a maioria dos meus clientes falam Bambu-mossô como se houvesse um acento agudo no o, assim: Bambu-mossó. Como falamos avó, pó, nó, Totó, etc. Afinal qual desses sons (circunflexo ou agudo) é o correto ao pronunciarmos a palavra Bambu-mossô? Ansiosa, aguardo resposta. Muito obrigada pela atenção.
Gostaria de saber onde posso encontrar informação acerca de gramáticos do séc. XVI.
Mais especificamente João de Barros.
Desde já muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações