Sou estudante e há uns dias venho pesquisando sobre qual o diminutivo da palavra foto. Muitos usam o masculino fotinho, mas sendo foto uma palavra feminina acredito ser fotinha... soa estranho... o mesmo ocorre com a palavra moto.
Obrigada.
Qual é o plural de "pai natal"? "pais natais" ou "pais natal"?
Qual o sinónimo português da palavra trailer?
refiro-me ao trailer cinematográfico.
Farta-brutos ou enfarta-brutos? Qual das palavras está correcta?
Eu disse "translade esta figura" com a intenção de que se procedesse à translação da mesma para um outro local do desenho.
Alguém comentou que transladação significa apenas o acto ou efeito de transferir restos mortais de uma sepultura para outra e que portanto não se aplica a figuras.
Será que existe translacionar?
Agradeço a V. resposta a questão anterior sobre o mesmo assunto, em que explicavam que "diesel" era um substantivo comum (ou adjectivo) e portanto deveria grafar-se com inicial minúscula.
Tenho intenção de escrever um livro técnico sobre motores, daí a minha pergunta. Creio que os nomes de leis aparecem com inicial maiúscula (lei de Ohm) e provavelmente os nomes de ciclos levarão também maiúscula (ciclo de Carnot). Quando se fala de «motor Diesel», o que se quer dizer é: «motor de ciclo de Diesel». Do mesmo modo, motor Stirling é um motor que funciona segundo o ciclo de Stirling. Assim gostaria que me respondessem às seguintes questões:
1 – Deverei usar estes nomes iniciados por maiúscula (Carnot, Diesel, Stirling) quando me refiro ao motor e/ou ao ciclo?
2 – Será mais incorrecto escrever «ciclo Carnot» em vez de «ciclo de Carnot»? (por vezes soa melhor, tal como «ciclo Diesel» em vez de «ciclo de Diesel»)
3 – O que será mais correcto, escrever «ciclo a vapor» ou «ciclo de vapor»? (este ciclo funciona usando vapor como fluido operante)
Eu gostaria que me falassem um pouco sobre o romantismo alemão, francês ou inglês...
Que me dessem nomes de romancistas e suas obras... para poder comparar com a obra "Amor de Perdição".
Obrigado.
Gostaria de saber porque é que "trouxe" (verbo trazer) se escreve com "x".
Gostava que me esclarecessem sobre o seguinte: o plural de guardião não termina, apenas, em "ães"? Será que também pode terminar em "ões"? Celso Cunha e Lindley Cintra são da opinião de que o plural de guardião termina apenas em "ães". Ou estarei enganado?
Grato pela vossa atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações