DÚVIDAS

Quirguistão

Quirguízia ou Quirguistão?

Encontro ora uma forma ora outra em dicionários e prontuários. São ambas correctas?

Obrigada.

Resposta

O dicionário Aurélio diz, na entrada quirguiz, entre outras coisas, o seguinte: «O natural ou habitante do Quirguistão ou Quirguízia (Centro-Oeste da Ásia).»

O Guia do Mundo (2.ª edição), da Trinova Editora, Lda., chama a este país da Ásia Central Quirguistão, enquanto Quirquízia (e não Quirguízia) seria o nome dado ao território no tempo da administração russa, visto tratar-se de uma antiga república da ex-URSS. Assim, em 1991, a região substituiu o nome República Socialista Soviética da Quirquízia para República da Quirquízia e, pouco depois, com a independência, passou a designar-se por Quirguistão.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa