Gostaria, se possível, de saber a origem da palavra doutrina.
Grato.
Em tempos de conflitos armados em regiões distantes do planeta é comum surgir a dúvida sobre a grafia de determinadas palavras. A questão é a forma como a pergunta é colocada. Quem pergunte se, por exemplo, Kosovo se escreve com um "K" ou com um "C", está a atribuir o sexo masculino a uma letra e as letras são femininas. Pergunto: a fórmula correcta não deveria ser: Kosovo escreve-se com uma "K" ou uma "C"?
Obrigado.
Aqui usa-se a forma Iugoslávia. Já em Portugal a palavra é Jugoslávia. Qual é a maneira correta? Por quê?
Dulciaquícola ou dulçaquícola?
Encontro com frequência esta palavra escrita de duas maneiras, «dulciaquícola» e «dulçaquícola». Qual é a forma (mais) correcta?
Gostaria de saber a escrita correcta da palavra laurissilva.
Escrevo com ss, mas há quem defenda um só s, devido ao significado da palavra.
Lauri+silva ou lauris+silva? Significa bosque de lauráceas, a floresta.
Há dias li num relatório a expressão «sem presuncionismo», que no contexto da restante frase me parecia que o autor pretendia referir-se à inexistência de «presunção» ou «vaidade». Será que a palavra "presuncionismo" existe no léxico português como equivalente ao substantivo feminino «presunção»?
Há muito que todos nos perguntamos o que significam e qual a origem das nossas localidades.
Pois também eu estou curioso e gostava de saber e/ou ter mais informações sobre a palavra Garvão.
Desde já grato pela atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações