Gostaria de saber quais são os momentos de retardamento e de progressão em Frei Luís de Sousa.
Tenho tido enorme dificuldade em achar um dicionário de quimbundo. Por isso, busco na Internet alguma ajuda. Há dias, encontrei um "site" onde li que a palavra "bunda", em quimbundo, significa «uma maneira estropiada de se exprimir». Isto está correto?
Qual o significado da abreviatura "D. e A", na frase: "requere-se a V. E.ª que, D. e A., se digne ordenar a citação da Ré"?
Obrigado.
Qual o significado da palavra dilastério? («... busca resultados que alcancem o maior número de pessoas no maior dilastério de tempo.») BITTAR, Eduardo C.B. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas. 2002. pág. 35.
"Souflé", "suflé" ou "soufflé"? O dicionário da Porto Editora apresenta as duas últimas formas como aceites. São estas, realmente, as que se devem usar?
Obrigado por existirem.
Vejo frequentemente, em livros de cânticos ou de oração católicos, a utilização indiferenciada das duas formas, por vezes na mesma página. Outras vezes surge a primeira forma. Por exemplo: «Louvai ao Senhor no alto dos Céus», seguindo-se imediatamente abaixo: «Louvai-O no alto firmamento». O que é uma incoerência: dever-se-ia escrever no segundo caso «Louvai-Lhe no alto firmamento», pois a preposição "a" antecede um complemento indirecto. Isso é, no entanto, manifestamente um erro e nunca o vi escrito. Tenho defendido acerrimamente que se tem de (tem que?) dizer «Louvai o Senhor», se queremos falar e escrever correctamente a nossa língua. Tenho razão?
Quando utilizar desde ou depois?
Qual a maneira correta? «Eu vivo na França desde cinco anos» ou «Eu vivo na França depois de cinco anos» ou «Eu vivo na França fazem cinco anos»? Quais as situações em que posso utilizar »desde», «depois», «jà fazem...», segundo os exemplos acima referidos?
Onde encontramos o hibridismo na língua portuguesa?
Queria saber se existe alguma palavra que rime com a palavra "lâmpada".
Agradeceria se houvesse resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações