Posso servir-lhe uma “salada”?
Gostava de saber o nome correcto do aparelho, em forma de tesoura, que serve para servir saladas.
Muito obrigado.
Tenho tido certas dúvidas, em relação à palavra "até". Sei que é adjectivo e preposição. Mas quando é que é um caso ou outro?
No seguinte texto:
«Na Páscoa vou almoçar a minha avó. Depois do almoço vou à casa do meu padrinho.»
Devo escrever “à casa ...” ou “a casa ...”?
Poderá ser de ambos os modos?
Algum dos modos é um erro grave?
Existe regra ou necessidade desta acentuação? Em que casos?
Aguardo pela resposta, agradecendo desde já o tempo dispendido.
Qual é conjuntivo/subjuntivo de ver e de vir?
Não consigo uma tradução boa em português da expressão inglesa “better half”.
Isso significa “boyfriend/girlfriend” ou “esposo/esposa”. A expressão em espanhol é “media naranja” ou “meia laranja” mas não sei se essa tradução é correcta em português. Podem-me ajudar?
Obrigado!
Qual foi o primeiro documento literário escrito em língua portuguesa?
Gostaria de saber qual o nome colectivo que deriva de leão? Já pesquisei e não consigo encontrar nada a respeito. Inclusive, questionei os meus colegas de trabalho, os quais não me souberam elucidar. Na esperança que uma resposta me seja dada, subscrevo-me com as maiores felicitações.
A forma como nos exprimimos também segue tendências e modas de que, por vezes inadvertidamente, nos apropriamos sem a necessária ponderação.
Ultimamente, tenho ouvido, sobretudo nos meios de comunicação social, em anúncios publicitários, expressões como «Em primeiro o seu dinheiro». Não tenho conhecimentos que sustentem uma argumentação válida da dissonância
cognitiva que me causa tal frase. É apenas uma questão de sensibilidade, de ouvido, por isso, certamente pouco fiável.
A questão é esta: não deveria dizer-se «Primeiro o seu dinheiro»?
Obviamente, na primeira formulação,
subentende-se a palavra "lugar"; contudo, eu preferiria dizer «Em primeiro lugar o seu dinheiro ou «Primeiro, o seu dinheiro».
Gostaria de lê-los a este respeito.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações