DÚVIDAS

«Em primeiro, o seu dinheiro»

A forma como nos exprimimos também segue tendências e modas de que, por vezes inadvertidamente, nos apropriamos sem a necessária ponderação.
Ultimamente, tenho ouvido, sobretudo nos meios de comunicação social, em anúncios publicitários, expressões como «Em primeiro o seu dinheiro». Não tenho conhecimentos que sustentem uma argumentação válida da dissonância
cognitiva que me causa tal frase. É apenas uma questão de sensibilidade, de ouvido, por isso, certamente pouco fiável.
A questão é esta: não deveria dizer-se «Primeiro o seu dinheiro»?
Obviamente, na primeira formulação,
subentende-se a palavra "lugar"; contudo, eu preferiria dizer «Em primeiro lugar o seu dinheiro ou «Primeiro, o seu dinheiro».
Gostaria de lê-los a este respeito.

Resposta

A frase «Em primeiro, o seu dinheiro.» pertence a um texto publicitário. Como a consulente bem o diz, está aí subentendida a palavra "lugar", o que não me parece nada mal, pelo contrário. Na minha perspectiva, trata-se de uma construção que responde adequadamente às exigências deste tipo de discurso: uma frase nominal, concisa, elíptica, com equilíbrio entre os dois sintagmas e harmonia de sons decorrente da correspondência entre "primeiro" e "dinheiro", que desapareceria com a introdução da palavra "lugar" (uma das sugestões apresentadas pela consulente).
A outra sugestão que apresenta («Primeiro, o seu dinheiro.») é aceitável, embora haja uma maior desproporção entre o número de sílabas da primeira parte da frase e o da segunda, não havendo tanta harmonia a nível da cadência da frase.
Por razões de beleza e eficácia, no discurso publicitário permite-se o uso de recursos expressivos próprios do texto poético, bem como a sua liberdade formal.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa