DÚVIDAS

Quando e quanto

Estou a trabalhar com um manual de Português que apresenta a palavra “quando” como pronome relativo. O manual refere: «A escolha dos pronomes relativos depende [...] de o processo de retoma ser feito em função de quantificadores (quanto/a[s]), de sequências nominais recuperáveis em complementos determinativos (cujo/a[s]), de locativos (onde) e temporativos (quando).»

Gostaria que concretizassem, se possível, a última parte da citação, referente a “quando”, com frase(s), pois não encontro situações em que “quando” surja como pronome relativo.

Agradeço, desde já, a vossa ajuda.

Resposta

Quando não pode ser nunca pronome relativo, mas pode, sim, ser advérbio relativo e interrogativo. Quanto é que, além de também ser adv. rel. e int. (como quando), pode pertencer à categoria dos pronomes relativos e interrogativos. O que se diz no fim da frase, a respeito de quando, é que este corresponde a um complemento temporativo (ou temporal).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa