Pronúncia do x, do z e do s na língua galega - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Pronúncia do x, do z e do s na língua galega

Como se pronuncia o x na língua galega? E as outras sibilantes (z, s)?

Carla Ferreira Portugal 4K

O x como o nosso (quando este vale de ch), o z (antigo ç) como em espanhol (isto é, como o th inglês de thing) e o s com o valor que têm em português os dois ss.

Em galego não existem sibilantes sonoras, e assim o z nunca tem o valor português do nome da letra (p. ex., do z de zebra). Pela mesma razão, nunca é preciso dobrar o s, visto jamais se pronunciar como o nosso z sonoro. O mesmo sucede em espanhol (= castelhano), basco, asturiano-leonês, aragonês e numa variedade do valenciano, o que faz pensar num possível substrato comum de efeito retardado, segundo Pilar Vázquez Cuesta, Gramática Portuguesa (1.º vol.), 3.ª edição espanhola, Madrid.

F. V. Peixoto da Fonseca