Gostaria que me informassem se a expressão “logo mais”, na acepção de mais logo, mais tarde, está correcta. Parece tratar-se de um seguidismo da comunicação social que, a ser correcto, soa extremamente mal!
Gostava de saber como designar a política de uma empresa que decida ter normas em relação ao acto de fumar dentro da empresa. Poderá dizer-se política de fumo ou será melhor dizer política tabagista? Será que já está a ser utilizada outra terminologia no mundo do trabalho?
Talvez por esta política estar ainda pouco em voga em Portugal nenhuma das opções acima me soa bem, no entanto "smoking policy" é já uma realidade em muitos países.
Obrigada pela ajuda.
Foramsulfurão é uma substância activa. É esta ortografia a correcta? Não será antes «foransulfurão»?
Qual é o significado da palavra borboleta e a sua origem? Latim? Grego? Outra...?
Obrigada.
Celso Cunha classifica an... am... como dígrafos, Marques Bergstrom não.
Qual será a classificação mais correcta?
Muito grata.
Tenho visto e ouvido usar a conjunção "mas" frequentemente em conjunto com a também conjunção "no entanto": «Não foram encontradas armas de destruição massiva, mas, no entanto, os americanos persistiram em invadir o Iraque».
Esta frase parece-me pleonástica, portanto incorrecta. Já tenho mais dúvidas quanto à variante desta frase, também recorrente, em que com "mas", em vez de "no entanto" se usam locuções adverbiais como "apesar disso", ou "ainda assim". Nestas, não me parece que o "mas" faça falta, ou, sequer, dê jeito.
Peço que me esclareçam.
Como se classifica gramaticalmente a palavra "ares"?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações