Sou professora de Português e estou a ter dificuldades no uso da palavra excepto, pois ela pertence a duas subclasses. Quando é que é um advérbio? Quando é uma preposição?
Em primeiro lugar, queria agradecer a existência desta magnífica ferramenta. A minha dúvida prende-se com a utilização repetitiva do pronome relativo "que". É recorrente vermos nos jornais ou na televisão frases do género: «É evidente que acredito que...». Esta forma de dizer/escrever está correcta? Em alguma situação é admissível?
Que me perdoe Maria João Matos e me esclareça se estou errado.
A sua resposta de 0528 sobre cores não me parece correcta, pois nomes de cores, ou de outra coisa, só podem ser substantivos.
A minha visão é:
Muitas palavras, ex. "preto", podem ser substantivos ou adjectivos, etc.
Parabéns pelo vosso “site”.
A minha dúvida é: diz-se autenticação ou autentificação?
Gostaria que me dessem um significado da palavra assertivo. Se possível exemplos em vários contextos.
Obrigada e continuação de bom trabalho.
Qual a origem da palavra integridade e seus respectivos significados.
Quando se deve utilizar o nome "algarismo" em vez de "número" e vice-versa?
Por exemplo: deve-se dizer "o país do mapa assinalado com o algarismo 6" ou "... com o número 6"?
Cachopa ou caxopa? Como se deve escrever correctamente?
E qual a origem da palavra? Não sei se tem abrangência nacional, mas pelo menos no Ribatejo usa-se para designar uma rapariga.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações