Existe em Setúbal uma loja com o nome "Panómania". Parece-me incorrecto pois o acento não deveria existir apesar de se tratar de uma palavra composta. Terei razão?
Esclareçam-me p.f.
Sou professora de português e, há uns dias atrás, surgiu-me uma dúvida para a qual não encontrei resposta nas diferentes gramáticas que consultei, uma vez que divergiam em opiniões.
Dizemos «mais velocidade» ou «maior velocidade»?
Aqui no Brasil está-se usando muito a palavra fraternura. Recorri ao Aurélio e ao Houaiss, e não consegui encontrar o seu significado. Poderiam me ajudar por favor?
Gostaria de saber se o correto é picapau ou pica pau. Estamos inaugurando uma escola em nosso município que será Sítio do Picapau Amarelo, por isto a nossa dúvida.
Julgo que existe uma designação arcaica para designar associações profissionais fechadas (sapateiros, ourives, ferreiros, etc.) de que não me lembro.
Na literatura inglesa é designada por "guilda".
Surpreendentemente, ao folhear um prontuário para esclarecer uma dúvida sobre a utilização do hífen, deparei-me com uma transcrição do acordo ortográfico de 1990 que dizia o seguinte: «Não se emprega hífen nas formas monossilábicas do verbo haver de.» Consultei outro prontuário que tinha as transcrições do acordo ortográfico de 1994 e a indicação era a mesma. Sempre escrevi com hífen as formas hei-de, hás-de, etc. Também já consultei algumas das vossas respostas que apontam para esta última indicação. A minha pergunta é: o que fazemos com o que está escrito no acordo ortográfico?
Entrou entretanto algum outro em vigor, do qual não tenha conhecimento, e que anule os de 1990 e 1994?
Obrigada.
Gostaria de saber se este termo está correcto.
Já não é a primeira vez que oiço e leio esta palavra na comunicação social e nos jornais.
Tive sempre como correcta a palavra advocacia.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações