«Encanar a perna à rã»
Qual o significado da expressão popular «encanar a perna à rã»? Obrigado.
Perispírito
Qual o significado da palavra períspirito?
«Chuva de S. João...»
Sei que um dos seguintes provérbios (e apenas um) estará correcto. Será «Chuva em São João tira a uva e não dá pão» ou «Chuva no São João muito azeite e pouco pão»? Agradeço a vossa resposta.
«Eu não quero chocolates»
Qual é a função sintáctica da palavra “não” na frase «Eu não quero chocolates»?
O significado de prístino
Li um texto em que se usou a expressão «local prístino» («Sebastião Salgado fotografa paisagens em áreas prístinas dos quatro cantos do mundo»), para indicar lugar remoto ou intocado. Em espanhol prístino tem (parece-me) esse sentido, mas os dicionários de português que consultei (Aurélio e Houaiss) só registram a acepção «antigo, prisco». Pode-se, afinal, dizer-se «fotografei animais nos locais mais prístinos»?
Seguido equivalente a consecutivo
Já é a segunda vez que vos escrevo a pôr esta dúvida (a primeira foi na altura em que o Ciberdúvidas teve um problema com a caixa de correio, e se calhar nem a receberam), que diz respeito a uma pergunta aqui feita anteriormente, cujo título era, julgo, "O Porto é campeão pela 2.ª vez consecutiva?" (13700). Não fiquei esclarecido com a resposta então dada, pelo que a pergunta que tenho é simples: é a mesma coisa dizer-se "O Porto é campeão pela 2.ª vez consecutiva" ou "O Porto é campeão pela 2.ª vez seguida"? Ou só quando o Porto é campeão pela 3.ª vez seguida é que o é pela 2.ª vez consecutiva? Peço desculpa pelo incómodo, saúdo-vos pelo vosso trabalho e agradeço desde já. P.S. – Já agora, uma questão rápida: tenho lido aqui que o acordo ortográfico vai entrar em vigor no novo ano. Gostaria de perguntar se sabem onde – em que publicação – poderei encontrar todas as novas regras e recomendações constantes do mesmo (de preferência "online").
O significado de equativo
O que significa «equativo»? (O adjectivo "equativo" poderá ser encontrado quer na Internet, em «Verbos designativos do Português» ou em «Formação de palavras em Português: Aspectos da construção de avaliativos», quer no livro «Estudos de Sintaxe-Semântica e Pragmática do Português», do linguista Joaquim Fonseca (Porto Editora, 2000, pág. 19, notas 8 e 9).
O verbo escapulir
Existe este verbo "escapulir"? Se existe qual a forma de conjugação no presente do indicativo? Apresento abaixo uma possibilidade: eu escapulo tu escapoles ele escapole nós escapulimos vós escapulis eles escapolem
Obrigado.
Friíssimo
Para além de "frigidíssimo", é aceitável a forma "friÌssimo"?
Cristóvão
Cristovão deverá ler-se "cristo vão" ou "cristóvão"? E porquê?
