Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Mário S. Pereira Assessor do Instituto de Meteorologia Portugal 11K

Sobre caso em que o verbo suceder pode ter como sujeito uma oração é dada como exemplo a frase «sucede que não estou interessado», na qual se considera o "que" como pronome relativo. Que nome é que o pronome representa?
Sem pôr em causa a intransitividade do verbo (à primeira vista o "que" até parece conjunção integrante), substituindo «que não estou interessado» por «não estar (eu) interessado» a oração infinitiva será o sujeito, mas o "que" da oração substituída está em vez de quê?
Desempenhará uma função de realce como em «sucede é que não estou interessado»?
Então e se a frase for «o que sucede é que não estou interessado»?

A. Guedes Teixeira Portugal 4K

Uma vez por outra em linguagem coloquial e não só, noto que certas pessoas fazem o reforço do verbo acreditar, acrescentando o pronome pessoal “me”. Exemplificando: dizem não me acredito, em lugar de não acredito. Agradecia um comentário.

Pedro Silva Estudante Portugal 20K

Qual a origem da expressão «ir para o maneta»?

Ubirajara Idoeta Cará Estudante Brasil 8K

Mussarela ou muçarela?
Qual a grafia correta?

Silvia Cassini Brasil 7K

Gostaria de saber a origem da palavra judiaria no sentido de maltratar, causar sofrimento.
Grata.

António J. Pereira da Mata Portugal 6K

O termo portajar foi usado na imprensa diária (JN do dia 11 de Setembro) para informar que novas portagens iam ser lançadas sobre algumas auto-estradas nacionais. Trata-se de um neologismo recente? Está correcto?

Carlos Eduardo Wekid Brasil 23K

Em algumas frases ocorre a coordenação de verbos de regências diferentes – como os exemplos abaixo – parece-me eufônico e sintaticamente correto usar a preposição regida pelo verbo mais próximo. Nas duas primeiras frases, os verbos “incluir” e “excluir” regem as preposições “a” e “de”, respectivamente; nas duas últimas, os verbos “tirar” e “acrescentar” regem “de” e “a”.

1 – Use os botões para incluir e excluir campos do critério de ordenação.
2 – Use os botões para excluir e incluir campos ao critério de ordenação.
3 – A cerveja e o refrigerante são bebidas das quais não se pode tirar ou acrescentar açúcar.
4 – A cerveja e o refrigerante são bebidas aos quais não se pode acrescentar ou tirar açúcar.

As adequações sugeridas por alguns gramáticos – em situações como «Não me caso com quem não tenho confiança», «Não me caso com aquele em quem não tenho confiança» – jamais serviriam aos exemplos anteriores. Não encontrei explicação específica sobre isso nas boas gramáticas descritivas de nossa língua. Gostaria de saber a vossa opinião sobre o uso da preposição regida pelo verbo mais próximo; e se existem teorias sobre o assunto.

Sílvia Araújo Brasil 5K

O que é a fenilalanina?

Rodrigo Candeias Portugal 9K

Expressão que dá nome a uma curta-metragem que acabo de visionar, o desconhecimento do seu significado exacto deixou-me suspenso do enredo da película.

Terá semelhanças com a expressão "Golpe de mão"?

Anésia Gouveia Estudante Aveiro, Portugal 8K

Desde já, parabéns pelo vosso excelente trabalho. Chamo-me Anésia e gostava de saber a origem e possível significado deste nome, visto que nunca o encontrei em livros sobre significados dos nomes.